Investigação Aplicada em Fisiologia Clínica I

Estatística;
Áreas core da Fisiologia Clínica.

Ensino na matriz teórico-prática é de natureza expositiva com o recurso a meios audiovisuais que promovem a ativa participação dos alunos.O recurso a material informático utilizando software de tratamento de dados bem como a interpretação dos mesmos.

O aluno deve adquirir:

Conhecimentos

• das diferentes metodologias de investigação aplicadas às ciências da saúde, incluindo a organização e análise e interpretação de dados.
• sobre a importância da auditoria clínica e da prática baseada na evidência, incluindo os a realização de um projeto de investigação, com os princípios éticos a ele associados.

Aptidões

• realizar um projeto de investigação aplicando as metodologias apropriadas, empregando técnicas estatísticas adequadas e ser capaz de tomar decisões.
• avaliar criticamente publicações científicas e desenvolver um raciocínio lógico sobre os projetos a desenvolver.

Competências

• integrar na prática profissional os resultados publicados em artigos científicos
• aplicar a prática baseada na evidência, no âmbito da sua intervenção profissional, assegurando as melhores práticas aos seus doentes
• apresentar e publicar os resultados obtidos no âmbito de auditorias clínicas e/ou investigação aplicada multidisciplinar.

Etapas de uma investigação: formulação da questão ou problema de investigação, exploração, a problemática, construção de um modelo de análise, observação, análise dos resultados, discussão,
limitações e conclusões;
Como comunicar as descobertas científicas;Análise crítica de artigos científicos;
Estrutura interna de um trabalho científico adequada a cada metodologia de investigação;
Ética em Investigação;
Estatística aplicada à investigação em Fisiologia Clínica.

Bibliografia primária:

Pocinho, M. (2012) Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico, 1a Edição LIDEL,ISBN: 9789727579167
Pádua, E. M. M. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 13a edição, São Paulo: Papirus Editora; 2007.
Streiner, D. L. e Norman, G. R. Health measurement scales: A practical guide to their development and use. 4th edition, 2008.
William R. Shadish, T. D. (2001). Experimental and Quasi-Experimental Designs for Generalized Causal Inference. Boston: Houghton Mifflin.