Métodos de Ensino
A avaliação será preferencialmente contínua com pelo menos 75% das presenças e incluirá os seguintes elementos:
3 provas orais 30%
2 provas escritas mais especificamente de gramática 30%
Participação nas aulas 25%
Trabalho de análise (individual e em pequenos grupos) a partir do livro de leitura 15%
Será possível uma avaliação mista tendo pelo menos 50% da presenças
3 provas orais 35%
2 provas escritas mais especificamente de gramática 35%
Trabalho de análise a partir do livro de leitura 30%
Resultados de Aprendizagem
Este curso destina-se a principiantes puros. Os formandos irão desenvolver capacidades de compreensão, produção e interação linguística em Italiano correspondentes ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Compreensão oral–reconhecimento de palavras e expressões simples de uso corrente relativas aos contextos em que o aluno está mais inserido, numa conversação clara e pausada.
Leitura–compreensão de nomes conhecidos,palavras e frases muito simples,por exemplo,em avisos, cartazes ou folhetos.
Interação oral–comunicação simples,num ritmo mais lento e com um interlocutor que repita as frases utilizando um vocabulário simples e ajude a formular as frases.Utilização de perguntas e respostas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Produção oral–utilização de expressões e frases simples para descrever locais e pessoas conhecidas.
Produção escrita–escrever um postal simples e curto, preencher uma ficha com dados pessoais.
Programa
Serão estudadas situações comunicativas e conteúdos que facultam aos formandos as aptidões e os conhecimentos necessários(ao nível lexical,comunicativo e estrutural)para uma utilização da língua compatível com o nível em causa.
Apresentação,fórmulas de cortesia;escrever uma carta;rotina diária; aceitar/rejeitar uma proposta/convite;interagir num local público;exprimir concordância e discordância;pedir e darinformações(percursos)
LÉXICO:Nomes de países,profissões;alfabeto;números; horas;locais e serviços públicos;tempo e espaço;alimentação;cores.
GRAMÁTICA:Pronomes pessoais e artigos ; adjetivos de nacionalidade;pronomes interrogativos;preposições simples e contratas; adjectivos possessivos; Presente do Indicativo, Imperativo e introdução ao Passato Prossimo do Indicativo.
PRONÚNCIA E ORTOGRAFIA:Os sons vocálicos e consonânticos;acento de palavra;prosódia;consoantes duplas/geminação.
CULTURA:Fórmulas de cortesia; turismo;serviços públicos;sociedade e tempo livre;família;cozinha italiana
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - trabalho de análise - 30.0%
- - 2 provas escritas - 35.0%
- - 3 provas orais - 35.0%
- - trabalho de análise - 15.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - 2 provas escritas - 30.0%
- - 3 provas orais - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Manual: serão fornecidas mais informações no início das aulas
Livros de leitura e análise: serão fornecidas mais informações no início das aulas
Gramáticas:
Patota, Giuseppe, Grammatica di riferimento dell’Italiano contemporaneo, Novara, Garzanti, vv. ed.
Mea, Giuseppe , Gramática prática de Italiano para lusófonos, Porto, Porto Ed. vv. ed.
Susanna Nocchi, Nuova grammatica pratica della lingua italiana, Alma Edizioni
Susanna Nocchi e Roberto Trataglione, Grammatica avanzata della lingua italiana, Alma Edizioni
Dicionários de Italiano-Português e de Português-Italiano:
Mea, Giuseppe, Dicionário de Italiano–Português, Dicionário de Português–Italiano,Porto, Porto Ed., vv.ed.
D1 – Dicionário monolíngue em rede
Dicionário Sabatini/Coletti
D2 – Dicionário monolíngue em rede
Dicionário Gabrielli
E – Guia em rede de verbos italianos
Site de verbos italianos