Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão lecionados através da aliança entre a exposição teórica das temáticas em análise e a simulação de uma redação, nas quais os alunos irão ensaiar todas as tarefas da rotina produtiva dos jornalistas. Segundo o Regime de Avaliação Contínua, a aprendizagem será avaliada através da participação individual do estudante em sala de aula (50%) e no trabalho de equipa em que esteve envolvido ao longo do semestre em projetos colaborativos previstos no âmbito do curso (50% da nota final). Segundo o Regime de Avaliação por Exame Final, a nota resultará da classificação obtida em trabalho final e nos prazos fixados pela ESEC para o efeito.
Resultados de Aprendizagem
Exercício do jornalismo em empresas de comunicação social. Capacidade analítica de produtos mediáticos, nomeadamente da Imprensa. Competências ao nível da reflexão crítica sobre o exercício e a responsabilidade social do jornalismo. Compreensão da dinâmica produtiva de uma Redação. Capacidade de argumentação sobre opções editoriais. Capacidade de gestão de informação. Domínio das técnicas de redação noticiosa. Capacidade de trabalhar com prazos apertados.
Programa
I. O Jornalismo de Imprensa
II. Narrativas noticiosas e técnicas de escrita
III. Redação jornalística
IV. A convergência na perspetiva do jornalismo de imprensa. O jornalismo “24/7”.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Participação individual na sala de aula - 50.0%
- - trabalhos de equipa ao longo do semestre - 50.0%
- - Trabalho final - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAVV (1998). Livro de Estilo. Lisboa: Público.
AAVV (1998), Serviço de Reportagem. Uma antologia de jornalismo português de Imprensa. Lisboa: Editorial Notícias.
Ayala, F. (1984). La Retorica del Periodismo. Madrid, Espasa-Calpe, SA. Armañanzas, E & Díaz, N.J.
(1996). Periodismo y Argumentación: géneros de opinión. Bilbao: Universidad del País Vasco.
Bell, A. (1996). The language of news media. Oxford: Blackwell.
Mesquita, M. (2003). O Quarto Equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva
Coimbra.Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta: manual de escrita jornalística. Lisboa: Editorial Notícias
Silva, E. C. (2018). A imprensa em Portugal – os cenários da crise e os desafios. Communitas Think Tank – Ideias. Retirado de http://www.communitas.pt/ideia/a-imprensa-em-portugal-os-cenarios-da-crise-e-os-desafios/
Traquina, N. (2002). O que é Jornalismo. Lisboa: Quimera