Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nas aulas laboratoriais de microbiologia são realizados 7 trabalhos experimentais cujos protocolos são previamente disponibilizados aos alunos, através da plataforma NONIO. Os alunos trabalham em grupo de 2 ou 3 elementos. Depois de realizado o trabalho experimental os alunos terão uma semana para preparar um relatório resumido, que será entregue ao docente e discutido com os mesmos. Em algumas aulas laboratoriais os alunos realizarão, no início da aula, um teste surpresa para avaliação diagnóstica do protocolo experimental que irá ser executado.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Preparar meios de cultura e utilizar as técnicas de esterilização e assepsia. Reconhecer os microrganismos no ambiente. Transferir e isolar culturas em condições de assepsia. Conservar e reavivar culturas. Caracterizar fisiológica e bioquimicamente bactérias. Avaliar a eficácia de antibióticos. Quantificar experimentalmente o número de microrganismos e a sua biomassa.
Os alunos no final da unidade curricular deverão saber: Preparar meios de cultura; Utilizar técnicas de esterilização e assepsia; Reconhecer microrganismos no ambiente e morfologia das colónias; Transferir e isolar microrganismos em condições assépticas; Conservar e reviver culturas; Caracterizar fisiologicamente e bioquimicamente bactérias; Avaliar a eficácia dos antibióticos; Reconhecer os métodos de quantificação de microrganismos.
Programa
1. Metodologias de cultivo de microrganismos. 2. Caracterização fisiológica e bioquímica dos microrganismos. 3. Quantificação do número de microrganismos e da biomassa. Metodologias de contagem microscópica, eletrónica, em placa e por membrana filtrante. Turbidimetria. Método do peso seco e de produtos metabólicos. 4. Quantificação do crescimento de um microrganismo. Determinação experimental do crescimento de microrganismos procarióticos. Quantificação do crescimento microbiano. 5. Utilização de técnicas de controlo de microrganismos. Avaliação da eficácia de antibióticos. Método de Kirby-Bauer.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Avaliação contínua - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA: Protocolos experimentais (disponível na plataforma académica InforEstudante)
2. BLACK, G. (2005). Microbiology – principles and explorations (6ª ed.). NJ: John Wiley & Sons (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-11)
3. WILLEY, J. M., SHERWOOD, L. M., WOOLVERTON, C. J. (2008). Microbiology (7ª ed.). Boston: McGrawHill Higher Education (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-8)
4. ISAAC, S. & JENNINGS, D. (1995). Microbial Culture, Bios Scientific Publishers (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-10)
5. COLLINS, C. H., LYNE, P. M., GRANGE, J. M. (1995). Microbiological Methods (7ª ed.). Oxford: Hodder Education Publishers.
6. SEELEY, H. W., VANDEMARK, P. J., LEE, J. J. (1991). Microbes in action: a laboratory manual of microbiology (4ª ed.). New York: W. H. Freeman and Company (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-5)
7. CAPPUCCINO, J. G., SHERMAN, N. (1999). Microbiology: a laboratory manual (5ª ed.). Menlo Park, CA: Benjamin/Cummings Science Publishing.