Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Expositiva – apresentação da fundamentação teórica. Ativa – são privilegiados os métodos ativos, participativo e experiencial, nomeadamente, role-playing; análise de situações propostas ou apresentadas pelos/as estudantes; aprendizagem por resolução de problemas. Bancas práticas de situações de emergência/urgência .
A opção por realizar avaliação formal, através de exame final, ou uma avaliação contínua é submetida à escolha individual dos/as alunos/as.
Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: realização de uma banca prática (25%); apresentação de um trabalho de grupo (25%) e elaboração de uma frequência (50%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ou oral.
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar as principais emergências geriátricas.
2. Desenvolver, coordenar e planear medidas preventivas de acidentes nas pessoas idosas.
3. Aprender a socorrer as pessoas idosas nas diferentes emergências geriátricas.
Programa
• A orgânica do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)
• Abordagem à vítima
• Primeiros Socorros – atuação nas situações de: obstrução da via aérea; hemorragia; suporte básico de vida; trauma/fraturas; doenças médicas; sobredosagem e envenenamento; feridas/queimaduras.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Realização de uma Banca Prática - 25.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bradeay, C W. (2004). Cuidados de Enfermagem nas Emergências Geriátricas. Andrei: Rio de Janeiro.
Olasveengen, T. M. et al. (2021). European Resuscitation Council Guidelines 2021: Basic Life Support. Resuscitation, 161, 98-114.
Ponde, P., & Teixeira, J. (2006). Manual de Urgências e Emergências. Lidel.
Saubers, N. (2009). Manual de Primeiros Socorros. Arteplural edições.
Howard, P. K., & Steinmann, R., A. (2011). Enfermagem de Urgência: Da Teoria à Prática. 6ª ed. Lusociência.