Laboratório de Tecnologias Ambientais

As unidades curriculares do plano curricular de Bioengenharia de semestres anteriores mais relevantes para a compreensão dos conteúdos de Laboratórios de Tecnologias Ambientais são: Introdução à Bioengenharia, Química, Microbiologia e Poluição da Água e Tratamento de Efluentes Líquidos.

Durante a aula experimental cada grupo é analisado tendo em consideração aspetos como: o comportamento, a responsabilidade, o funcionamento em equipa, o cumprimento das regras do laboratório e da disciplina, o desempenho/coordenação demonstrado na realização do trabalho, a utilização com aproveitamento do tempo da aula e a necessária preparação teórica para a realização experimental. No final da aula, os resultados obtidos são entregues ao docente. A avaliação de cada trabalho tem em consideração os parâmetros relativos à componente experimental, a qualidade dos resultados obtidos e a apreciação do relatório e sua discussão.

Todas as aulas práticas funcionarão em regime presencial, podendo as aulas de discussão dos relatórios e de apresentações orais decorrer de forma remota.

Pretende-se que os alunos que frequentam esta unidade curricular possam:

• desenvolver a capacidade de preparar e programar experiências a realizar;

• analisar e criticar os resultados experimentais obtidos;

• desenvolver a capacidade para trabalhar em grupo;

• aplicar os conhecimentos apreendidos nas unidades curriculares de tratabilidade de efluentes da licenciatura,

• contactar, em ambiente laboratorial, com algumas tecnologias de tratamento de efluentes líquidos;

• aprofundar e integrar os conhecimentos adquiridos através da pesquisa orientada para o dimensionamento de um sistema de tratamento aplicado a um caso concreto e à implementação de um trabalho experimental;

• desenvolver a capacidade de comunicar, expor e discutir os resultados obtidos no trabalho desenvolvido.

1. Caracterização de efluentes industriais;

2. Sistemas biológicos de tratamento de efluentes;

3. Sistemas físico-químico de tratamento de efluentes;

Nas aulas laboratoriais os alunos montam um piloto que permitirá estudar o tratamento de um efluente industrial num reator do tipo MBBR – “Moving Bed Biofilm Reactor” (Reator Biológico de Leito Móvel) e IFAS – ”Integrated Fixed- Film Activated Sludge” (Reator Integrado de Lamas Activadas com Biofilme em Leito Móvel). Estudam, ainda, o tratamento físico-químico e por electrocoagulação de um efluente industrial. Na execução dos trabalhos realizam diversas análises de caracterização dos efluentes e adequam as condições de operação dos reatores de forma a otimizar a eficiência do tratamento.

Lenore S. Clesceri, Arnold E. Greenberg, Andrew D. Eaton (Ed.) (2022) Standard methods for the examination of water and wastewater. 24th ed. American Public Health Association. ISBN: 9780875532998

C. P. Leslie Grady, Glen T. Daigger, Henry C. Lim (Ed.) Biological wastewater treatment. (1999) 2nd ed. New York. Marcel Dekker. ISBN: 0-8247-8919-9

Ronald L. Droste. Theory and practice of water and wastewater treatment (1997) New York: John Wiley. ISBN: 0 471-12444-3

Mark J. Hammer, Mark J. Hammer Jr. Water and wastewater technology (1996) 3rd ed. Englewood Cliffs – Prentice Hall. ISBN: 0-13-205626-7