Laboratório de Tecnologias Biológicas

Noções básicas de cinética enzimática e tecnologia alimentar são aconselháveis

Aulas laboratoriais onde são realizados, por grupo, os vários trabalhos práticos. Nas aulas laboratoriais os alunos são confrontados com questões de modo a avaliar a preparação do trabalho e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. No decurso desta unidade curricular serão efetuadas discussões orais dos conceitos teóricos, dos resultados obtidos e dos relatórios elaborados. É ainda efetuada uma apresentação com defesa oral no final desta unidade curricular.

Os objetivos da unidade curricular passam por introduzir o aluno no campo da Tecnologia Biológica e Enzimática, com especial ênfase na transformação biológica e enzimática industrial, cinética enzimática, métodos de imobilização de biocatalizadores e aplicação em reatores. Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i) reconhecer os principais processos enzimáticos e biológicos industriais; ii) determinar experimentalmente os parâmetros cinéticos do modelo de Michaelis-Menten para enzimas livres e imobilizadas; iii) determinar experimentalmente os parâmetros cinéticos do modelo de Arrhenius para a dependência da temperatura; iv) determinar experimentalmente os parâmetros de modelos empíricos para reatores contínuos com enzimas imobilizadas; v) operar processos biológicos e enzimáticos de produção industrial; vi) organizar e gerir a realização de trabalho em grupo e vii) reportar o trabalho realizado, discutir e analisar os resultados experimentais.

O conteúdo programático consiste na consolidação de bases teóricas relativas à tecnologia biológica e enzimática, ministradas anteriormente no decurso da licenciatura, e realização de trabalhos experimentais em grupo. O trabalho experimental engloba a realização experimental, a elaboração do relatório escrito, e a análise e discussão dos resultados.

Os trabalhos experimentais a realizar englobam: i) Transformações biológicas e enzimáticas industriais (processos enzimáticos e fermentativos); ii) Cinética enzimática e dependência com a temperatura; iii) Imobilização de biocatalizadores e aplicação em reatores contínuos.

1. Cabral, J.M.S., Aires-Barros, M.R., Gama, M. (2003). Engenharia Enzimática. Lisboa: Lidel (disponível na biblioteca do ISEC: 6-9-56).

2. Fonseca, M.M., Teixeira, J.A. (2007). Reactores biológicos: fundamentos e aplicações. Lisboa: Lidel (disponível na biblioteca do ISEC: 6-9-54).

3. Lima, N, Mota, M. (2003). Biotecnologia: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Lidel.

4. Thieman, EW.J., Palladino, M.A. (2009). Introduction to biotechnology. São Francisco: Pearson Internationa (disponível na biblioteca do ISEC: 6-15-34).

5. Hartmeier, W. (1988). Immobilized biocatalysts: an introduction. Springer-Verlag.

6. Rehm, H. J., Reed, G. (1987). «Enzyme Technology» in Biotechnology. VCH.

7. Messing, R. A. (1976). Immobilized enzymes for industrial reactors. Academic Press.

8. Bon, E.P.S., Ferrara, M.A., Corvo, M.L. (2008). Enzimas em Biotecnologia: Produção, Aplicações e Mercado. Brasil: Editora Interciência Lda.

9.  Amaral, A.L. (2023). Protocolos experimentais. ISEC (disponível no InforEstudante).