Laboratório Integrado I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos Base de Química 

Métodos de Ensino

Aulas laboratoriais onde são realizados, por grupo, os trabalhos experimentais. Inicialmente é apresentado o procedimento a executar e verifica­se a validade dos cálculos preparatórios realizados pelos alunos. De seguida os alunos executam, com autonomia, o procedimento e o tratamento dos resultados, sob a assistência do docente. Durante as aulas os alunos são confrontados com questões escritas ou orais para avaliar como se prepararam e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. No fim da realização do trabalho é feita uma discussão oral sobre os conceitos teóricos e os resultados obtidos. São ainda analisados os relatórios elaborados. A avaliação é contínua e tem em conta: i) Avaliação à preparação prévia do trabalho e conhecimento dos procedimentos de segurança (15%); ii) Relatórios (40%); iii) Avaliação do desempenho nas aulas (20%) iv) Teste prático individual, com nota mínima de 9 valores (25%). A classificação final é a soma das contribuições das várias componentes.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular é fornecer ao estudante os fundamentos teóricos e aprendizagem prática de Química Laboratorial e Química Analítica, permitindo-lhe que acompanhe, na prática, conceitos básicos lecionados em disciplinas teóricas como a Química. Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i) capacidade de realizar trabalho em grupo; ii) capacidade de organizar e gerir a realização de trabalho; iii) capacidade de reportar o trabalho realizado (oralmente e na forma de relatório) e de discutir e analisar os resultados experimentais obtidos; iv) capacidade de utilizar convenientemente o diverso material e equipamento laboratorial; v) capacidade de executar trabalhos laboratoriais na área da Química (preparar e padronizar soluções, estudar a velocidade de uma reação e o equilíbrio químico, familiarizar com as propriedades coligativas).

Programa

Assuntos Teóricos: Regras de segurança em laboratórios. Manuseamento de material de vidro graduado e equipamento de uso comum. Avaliação estatística, apresentação, interpretação e validação de resultados analíticos. Preparação de soluções. Titulações ácido­base, de oxidação­redução e de precipitação. Propriedades coligativas.

Trabalhos Experimentais a realizar:

1. Calibração de uma pipeta volumétrica e de uma micropipeta

2. Preparação e padronização de uma solução aquosa de HCl e NaOH por volumetria ácido base

3. Determinação de cloretos no leite por volumetria de precipitação

4. Determinação do teor em vitamina C de um comprimido por volumetria de oxidação redução

5. Preparação de soluções por diluições simples ou sucessivas e comprovar a diluição por espectrofotometria

6. Propriedades coligativas de soluções aquosas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - CF=(0.1*A+0.05*B+0.4*C+0.2*D+0.25*E) - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Aléxeev, M. V. (1983). Análise Quantitativa, 3ªEd, Ed Lopes da Silva. (cota 6-3-66)

2. Harris, D. C. (2009). Exploring Chemistry Analysis, 4nd ed., W.H. Freeman and Company.

3. Simões, J. A. M., Castanho, M. A. R. B., Lampreia, I. M. S., Santos, Piedade, M. M., Castro, C. A. N., Pamplona, M.T. e Santos, F. J. V. (2000). Guia do Laboratório de Química e Bioquímica , Lidel. (cota 6-3-8)

4. Skoog, D. A, West, D. M., Holler, F. J., Crouch, S.R. (1970). Fundamentos de Química Analítica. Thomson Learning. (cota 6-3-12)