Laboratório Integrado III

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter prático laboratorial onde são realizados, em grupo de dois alunos, os vários trabalhos experimentais propostos. O trabalho experimental engloba a realização da experiência, a elaboração do relatório escrito, e a análise e discussão dos resultados.

Em cada aula é feita, inicialmente, uma exposição teórica na qual os novos conceitos são introduzidos e se apresentam os métodos e procedimentos a executar. Durante a aula os alunos são confrontados com questões pertinentes, de modo a avaliar o modo como se prepararam para a realização do trabalho experimental e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. No fim de cada trabalho realizado é efetuada uma discussão oral, por grupo, para discussão dos conceitos teóricos e dos resultados obtidos no trabalho.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo da unidade curricular é introduzir o estudante nas técnicas laboratoriais da Microbiologia, dando uma ênfase especial a procedimentos básicos como a preparação de meios de cultura, técnicas de esterilização e assepsia e técnicas de inoculação. Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: (i) Capacidade de transferir e isolar culturas em condições de assepsia; (ii) Capacidade de realizar trabalho em grupo; (iii) Capacidade de organizar e gerir a realização de trabalho; (iv) Capacidade de reportar o trabalho realizado (oralmente e na forma de relatório) e de discutir e analisar os resultados experimentais obtidos.

Programa

O conteúdo programático consiste na realização de trabalhos experimentais em grupos de dois alunos. O trabalho experimental engloba a realização da experiência, a elaboração do relatório escrito e a análise e discussão dos resultados. Trabalhos experimentais a realizar: 

  1. Preparação e esterilização de material de laboratório e de meios de cultura. 
  2. Técnicas de inoculação e isolamento.
  3. Métodos de quantificação do crescimento microbiano.
  4. Curva e taxa de crescimento bacteriano. Curva de consumo de substrato.
  5. Crescimento de microrganismos: estudo de fatores físicos que afetam o seu crescimento.
  6. Avaliação da eficácia de agentes químicos e físicos no controlo do crescimento de microrganismos.
  7. Análise microbiológica de produtos alimentares, água e solo – contagem de microrganismos. 

(Nota: nem todos os trabalhos poderão ser realizados por falta de tempo)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. LABORATÓRIO INTEGRADO III: Protocolos experimentais (disponível na plataforma académica InforEstudante)

2. FERREIRA, W.F.C., SOUSA, J.C.F. & LIMA, N. (2010). Microbiologia (1ª ed.). Lisboa: Lidel

3. BISEN, P.S. (2014). Laboratory Protocols in Applied Life Sciences (1ª ed.). CRC Press

4. BLACK, J.G. (2005). Microbiology: Principles and Explorations (6ª ed.). NJ: John Wiley & Sons (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-11) 

5. MADIGAN, M.T. & MARTINKO, J.M. (2006). Brock biology of microorganisms (11ª ed.). San Francisco: Pearson Education, Inc. (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-9)

6. ALCÂNTARA, F., CUNHA, M.A. & ALMEIDA, M.A. (2001). Microbiologia – Práticas Laboratoriais (2ª ed.). Aveiro: Universidade de Aveiro.

7. SEELEY, H.W., VANDEMARK, P.J. & LEE, J.J. (1991). Microbes in action: a laboratory manual of microbiology (4ª ed.). New York: W.H. Freeman and Company (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-5)

8. CAPPUCCINO, J.G. & SHERMAN, N. (1999). Microbiology: A Laboratory Manual (5ª ed.). Menlo Park: Benjamin/Cummings Science Publishing (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-6)

9. ISAAC, S. & JENNINGS, D. (1995). Microbial Culture (Introduction to Biotechniques) (1ª ed.). Taylor & Francis (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-10)