Laboratórios de Engenharia Térmica

Unidade curricular integradora de todos os conhecimentos transmitidos ao longo do curso. Salienta-se a importância das unidades curriculares de: Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Máquinas Hidráulicas, Transmissão de Calor, Equipamentos e Processos Térmicos, Máquinas Alternativas e Climatização e Refrigeração.

Cada turma é dividida em, pelo menos, dois grupos de trabalho.

Cada grupo terá a dimensão de 5/6 alunos.

Os trabalhos propostos serão realizados em grupo.

Há valorização do desempenho de cada grupo no desenvolvimento dos trabalhos propostos.

Em cada laboratório os trabalhos experimentais propostos são concebidos de molde que a autonomia do aluno vá aumentando com o decorrer das aulas.

O planeamento projetado prevê uma aula de apresentação para todas as turmas em simultâneo e três aulas em cada laboratório vezes quatro laboratórios, resultando no total de treze semanas de aula, para cada turma.

Se o calendário permitir aulas adicionais, estas serão preenchidas com a realização de visitas de estudo, seminários ou com atividades adicionais a desenvolver nos laboratórios.

Unidade curricular laboratorial visando a aplicação dos conceitos estudados nas aulas das disciplinas de Termodinâmica, de Mecânica dos Fluidos, de Máquinas Hidráulicas, de Equipamentos e Processos Térmicos, de Transmissão de Calor, de Máquinas Alternativas e de Climatização e Refrigeração. Competências a adquirir: Conhecer, compreender e saber aplicar: as leis da mecânica a fluidos incompressíveis, as leis da termodinâmica e da transmissão de calor, incluindo a capacidade para efetuar balanços térmicos. Conhecer, compreender o funcionamento e saber selecionar os diferentes tipos de turbomáquinas. Ter capacidade para dimensionar, instalar, operar e manter redes de fluidos, sistemas de climatização e refrigeração. Compreender o funcionamento e ter capacidade para instalar, operar e fazer a manutenção de máquinas térmicas em geral e, em particular, dos motores de combustão interna. Conhecer e saber utilizar instrumentação de medição e de controlo.

Laboratório de Sistemas Térmicos – Caracterização de um tramo da instalação do Laboratório e cálculo das perdas de calor. Determinação do rendimento térmico e das perdas de calor de uma caldeira pirotubular. Determinação da potência calorífica e da eficiência de um permutador de calor.
Laboratório de Máquinas Hidráulicas – Determinação das perdas de carga em tubos e acessórios. Determinação da altura útil de elevação, potência absorvida e rendimento de eletrobombas/ventiladores. Estudo da associação de bombas. Determinação da queda útil, potência efetiva e rendimento de turbinas Francis, Kaplan e Pelton.
Laboratório de Climatização – Simulação das correções psicrométricas do ar, em aplicações de humidificação, aquecimento e arrefecimento; Balanços térmicos das transformações operadas. Ensaios dos seguintes tipos: aquecimentos simples e com humidificação; arrefecimentos simples, com arrefecimento até ao ponto de orvalho e correções finais de temperatura; humidificações simples.
Laboratório de Máquinas Alternativas – Análise da compressão e estanquidade de motores. Análise dos sistemas elétricos e eletrónicos da ignição em motores SI. Análise de oscilogramas. Análise de gases de escape e interpretação dos resultados. Determinação das curvas características de um motor de combustão interna. Modelação de um motor de combustão interna.

Bibliografia constante de cada uma das unidades curriculares que originam os trabalhos práticos propostos e manuais de procedimentos e de segurança dos quatro laboratórios e dos respetivos equipamentos.