Liderança, Comunicação e Gestão de Equipas Educativas

A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão  identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.

Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:

MODALIDADES

Presencial – 6h contacto

Trabalhos individuais e/ou em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso – 50%.

Apresentações orais de trabalho, infografias, portefólios – 20%

Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.

Distância síncrona – 6h de contacto

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 8h de contacto

Envolvimento/Participação 10%

– Investigar sobre estilos de liderança, que promovem a colaboração, o espaço de partilha e o sucesso educativo;

– Divulgar práticas de liderança nacionais e internacionais incentivando a partilha e a colaboração;

– Refletir sobre práticas de gestão de equipas educativas;

– Estabelecer uma visão compartilhada: A liderança transformacional começa com uma visão inspiradora;

– Refletir sobre a criação de ambientes propícios à inovação e ao desenvolvimento de soluções criativas;

– Criar um ambiente de comunicação aberto, onde as pessoas se sintam encorajadas a expressar as suas opiniões, compartilhar ideias e dar feedback construtivo, numa perspetiva de abertura e transparência;

– Estimular o uso de diferentes canais de comunicação, reconhecendo que as pessoas têm preferências diferentes quando se trata de comunicação.

1. Conceitos

1.1.Diferentes tipos de liderança

1.2. Liderança transformacional e a teoria de “banda larga” de liderança

2. Impacto organizacional e comunicação

2.1. Mudança organizacional

2.2. Influência da liderança transformacional na mudança organizacional

2.3. Importância da comunicação estratégica

Avaliação místa
  • - Apresentações orais de trabalho, infografias, portefólios - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Envolvimento/participação - distância síncrona - 10.0%
  • - Envolvimento/participação - distância assíncrona - 20.0%

Kotter, J.P. (1996). Leading Change. Boston: Harvard Business School Press

Barber, M. & Mourshed, M. (2007). How the world´s best-performing school systems come out on top. London: McKinsey & Company.

Leithwood, H. & Hopkins, D. (2008). Seven strong claims about successful school leadership. School Leadership and Management, 28(1), 27-42.

Fullan, M. (2003). Liderar numa Cultura de Mudança. Porto: Edições Asa.

Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal. (Trabalho original publicado em 1994)