Liderança e Gestão de Equipas

A aquisição por parte dos alunos das competências na àrea da liderança:

– Conceito da liderança; Características do líder; Moticação; Processo de avaliação; Comunicação; Desenvolvimento de valores comportamentais; Relacionamento com a equipa.

– Desenvolvimento das competâncias ligadas à equipa; conceito da equipa; Formação; Características; Funções; Propósito e motivação.

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da metodologia expositiva e demonstrativa, a lecionação incidirá em metodologias ativas de análise de textos e casos reais, autodiagnósticos e simulação com recurso a  métodos e instrumentos práticos.

Na sociedade do conhecimento, as pessoas e as equipas são um fator fundamental da vantagem competitiva das organizações. No mercado competitivo, cada vez mais exigente, a busca constante para a realização dos melhores resultados passa por todas as áreas da empresa. Para alcançar esse objetivo, é fundamental que os profissionais  que ocupam posições de chefia,  com responsabilidade de liderança e gestão de equipas, assim como todos os colaboradores integrados em equipas de trabalho, estejam contextualizados e preparados para atuar. De forma a poderem contribuir para a criação de valor e para a realização individual.

Competências centrais a desenvolver:

– Compreender a relevância da liderança e das equipas em diferentes contextos  e culturas organizacionais.

– Conhecer e interpretar comportamentos facilitadores do desenvolvimento de competências de liderança.

– Compreender e interpretar metodologias e práticas de dinamização e gestão de equipas eficazes.

– Analisar e adaptar comportamentos de relacionamento e de gestão das pessoas, em função das diferentes culturas nacionais.

– Desenvolver e aplicar boas práticas de envolvimento e de participação das pessoas nas equipas e nas organizações.

1. Enquadramento

1.1. A liderança e as equipas no contexto organizacional: Conceitos introdutórios.

1.2.  Inter-relação entre a cultura organizacional e a liderança.

1.3.  Relevância das soft skills e da inteligência emocional.

2. A Liderança

2.1.  As abordagens de liderança: Traços, comportamental e contingencial.

2.2.  A liderança carismática e transformacional: Impacto no contexto organizacional.

2.3.  O líder coach Vs o líder tóxico: Caraterização e consequências.

2.4.  As atitudes de comunicação no contexto de liderança.

2.5.  Atitudes comportamentais face ao conflito interpessoal.

2.6.  A liderança em contexto internacional.

3. Gestão de Equipas

3.1. Tipos e fases de desenvolvimento de uma equipa.

3.2. Motivação de pessoas e equipas: Conceito e abordagens.

3.3. Práticas de envolvimento e participação dos colaboradores.

3.5. A formulação de objetivos e critérios de avaliação do desempenho.

3.6. Metodologias de gestão do tempo.

3.7. Preparação e condução de reuniões de trabalho.

Bass, B.M. & Avolio, B.J. (1994). Improving organizational effectiveness through transformational leadership. London: Sage.
Blanchard, K. (2006). Um nível superior de liderança. Lisboa: Actual Editora
Fortes da Costa, R. (2012). Equipas de alto rendimento: Saber liderar equipas de trabalho. Lisboa: Editora RH.
Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.).Lisboa: Editora RH.
Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2009). Manual de gestão transcultural de recursos humanos. Lisboa: RH Editora.
Robbins, S.P., Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th ). Essex: Pearson.

Textos e artigos a disponibilizar no  NONIO – inforestudante da U.C.