Conhecimentos de Base Recomendados
A aquisição por parte dos alunos das competências na àrea da liderança:
– Conceito da liderança; Características do líder; Moticação; Processo de avaliação; Comunicação; Desenvolvimento de valores comportamentais; Relacionamento com a equipa.
– Desenvolvimento das competâncias ligadas à equipa; conceito da equipa; Formação; Características; Funções; Propósito e motivação.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da metodologia expositiva e demonstrativa, a lecionação incidirá em metodologias ativas de análise de textos e casos reais, autodiagnósticos e simulação com recurso a métodos e instrumentos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Na sociedade do conhecimento, as pessoas e as equipas são um fator fundamental da vantagem competitiva das organizações. No mercado competitivo, cada vez mais exigente, a busca constante para a realização dos melhores resultados passa por todas as áreas da empresa. Para alcançar esse objetivo, é fundamental que os profissionais que ocupam posições de chefia, com responsabilidade de liderança e gestão de equipas, assim como todos os colaboradores integrados em equipas de trabalho, estejam contextualizados e preparados para atuar. De forma a poderem contribuir para a criação de valor e para a realização individual.
Competências centrais a desenvolver:
– Compreender a relevância da liderança e das equipas em diferentes contextos e culturas organizacionais.
– Conhecer e interpretar comportamentos facilitadores do desenvolvimento de competências de liderança.
– Compreender e interpretar metodologias e práticas de dinamização e gestão de equipas eficazes.
– Analisar e adaptar comportamentos de relacionamento e de gestão das pessoas, em função das diferentes culturas nacionais.
– Desenvolver e aplicar boas práticas de envolvimento e de participação das pessoas nas equipas e nas organizações.
Programa
1. Enquadramento
1.1. A liderança e as equipas no contexto organizacional: Conceitos introdutórios.
1.2. Inter-relação entre a cultura organizacional e a liderança.
1.3. Relevância das soft skills e da inteligência emocional.
2. A Liderança
2.1. As abordagens de liderança: Traços, comportamental e contingencial.
2.2. A liderança carismática e transformacional: Impacto no contexto organizacional.
2.3. O líder coach Vs o líder tóxico: Caraterização e consequências.
2.4. As atitudes de comunicação no contexto de liderança.
2.5. Atitudes comportamentais face ao conflito interpessoal.
2.6. A liderança em contexto internacional.
3. Gestão de Equipas
3.1. Tipos e fases de desenvolvimento de uma equipa.
3.2. Motivação de pessoas e equipas: Conceito e abordagens.
3.3. Práticas de envolvimento e participação dos colaboradores.
3.5. A formulação de objetivos e critérios de avaliação do desempenho.
3.6. Metodologias de gestão do tempo.
3.7. Preparação e condução de reuniões de trabalho.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Textos e artigos a disponibilizar no NONIO – inforestudante da U.C.