Língua e Cultura Portuguesa

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem.

Métodos de Ensino

Abordagem participativa
Não há apenas uma metodologia que satisfaça as necessidades de todos os aprendentes. Para satisfazer as necessidades de todos aprendentes, é necessário variar os métodos e combinar vários. O ensino baseia-se basicamente em duas categorias metodológicas: centrada no professor ou no aluno.
Exame final escrito e oral.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos desta unidade curricular corresponde ao descrito no nível A1/A2 do QECR do Conselho da Europa, para fomentar a aprendizagem de línguas e facilitar a mobilidade. O aluno vai aprender usar expressões familiares e quotidianos, ler enunciados muito simples que visam satisfazer necessidades concretas, apresentar-se a si e outros, ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como o local one vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem a comunicar de modo simples. Inicio ao estudo da língua através da aquisição das componentes linguísticas básicas ao nível fonético, morfológico, sintático e gramatical. Desenvolver capacidades de comunicações básicas que permitam interagir em situações do quotidiano, associando-as a práticas culturais características dos portugueses e de um conhecimento, tanto quanto possível alargado do país, da realidade e dos valores da Cultura Portuguesa e de Portugal no contexto Europeu.

Programa

Compreender enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Usar expressões familiares e quotidianas, como saber-se apresentar e apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; escrever textos com o mesmo grau de dificuldade dos analisados no curso, aplicando as principais normas ortográficas e morfo-sintácticas da língua portuguesa; comparar aspectos da sua cultura de origem, com a cultura portuguesa.
Áreas temáticas do quotidiano
Conteúdos linguísticos: gramática elementar
Fonológicos, lexicais, morfológicos e sintáctico-semánticos básicos necessários à realização de actos de fala e de escrita, em situações de comunicação relacionadas com as áreas temáticas acima enunciadas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO