Língua Espanhola I

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos linguísticos prévios.

Métodos de Ensino

Atividades teórico práticas que permitam consolidar e desenvolver os conteúdos estudados: expressão oral e escrita, compreensão oral e escrita, temas de redação escrita. Poderá incluir: exposição por parte do docente; observação e analise contrastado de exemplos práticos, procura de informação e apresentações por parte dos alunos, resolução de atividades pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Competências:

Compreensão leitora e oral; expressão oral e escrita; interação oral e escrita; adequadas ao nível linguístico e ao perfil dos estudantes lusófonos de ensino superior. 

Objetivos:

Adquirir competências básicas para a comunicación oral e escrita em Espanhol;

Desenvolver essas mesmas competências, utilizando os conhecimentos de que já dispõem e em contextos adaptados ao seu nível linguístico;

Compreender, oralmente e por escrito, instruções e explicações relativas a contextos do dia a dia;

Conhecer vocabulário básico do dia a dia: atividades dos tempos libres, a casa, estados físicos e psicológicos, a família, etc.;

Pedir e dar informações:

Argumentar e justificar em contextos simples;

Descrever objetos, pessoas, atividades e falar de gostos pessoais; 

Conhecer e reconhecer a pronuncia espanhola;

Conhecer vocabulário básico do âmbito profissional: faturas, guias, mobiliário e material de escritório;

Conhecer alguns falsos amidos por forma a evitar erros de compreensão e/ou produção;

Conhecer alguns aspetos da cultura espanhola que ajudem a compreender melhor determinados aspetos da língua que estão a estudar e que facilitem a sua aprendizagem;

Programa

Tema 0: Como é que se escreve? Como é que se pronuncia?

Ortografia e fonética: O abecedário e a sua pronuncia. 

 Tema 1: Conhecer-se. Primeiras impressões.

Conteúdo funcional: 1) cumprimentar-se e despedir-se; 2) Apresentar-se e apresentar o outro; 3) Informação pessoal; 4) expressar finalidade e motivo.

Conteúdo gramatical: 1) Presente de indicativo: verbos regulares e irregulares; 2) interrogativos; 3) Pontuação: Interrogação y exclamação; 4) Conjunção copulativa; 5) concordância de número y género (adjetivos y nomes); formação do plural; 6) abreviaturas formas tratamento; 7) pronomes de sujeito e reflexivos.

Conteúdo léxico: 1) comprimentos e despedidas; 2) numerais do 0 ao 30; 3) formas de tratamento; 4) gentilícios de nacionalidade. 

Conteúdo cultural: 1) hábitos físicos nos comprimentos e despedidas em Espanha e outros países falantes de espanhol; 2) tratamento formal e informal (o “tuteo”; os títulos); 3) A ordem dos nomes familiares.

Fonética: Entoação interrogativa e exclamativa.

Tema 2. Descrições.

Conteúdo funcional: 1) descrever(se) física e psicologicamente; 2) expressar acordo y desacordo; 3) mostrar (dis)conformidade; 4) expressar obrigação.

Conteúdo gramatical: 1) Presente de indicativo: irregulares; 2) artigos determinados e indeterminados, cacofonia y contrações; 3) también y tampoco; sí y no; 4) quantificadores; 5) apócope (uno, bueno, malo); 6) perífrases de obrigação; 5) conjunção adversativa y disjuntiva, copulativa negativa.

Conteúdo léxico: 1) roupa e acessórios ; 2) cores; 3) traços físicos y psicológicos; 4) numerais ordinais do 30 ao 100; 5) meses e estações do ano.

Conteúdo cultural: 1) códigos de vestimenta no mundo empresarial.

 Tema 3. Os meus.

Conteúdo funcional: 1) falar da família; 2) falar das relaciones de trabalho; 3) expressar gostos e preferências.

Conteúdo gramatical: 1) Presente de indicativo: irregulares; 2) Possessivos; 3) contraste ser – estar; 4) comparativos; 5) advérbios de tempo; 6) verbo gostar/encantar; 7) apócope (grande); 8) pronomes de complemento indireto.  

Conteúdo léxico: 1) La família (relaciones de parentesco, estado civil; 2) chefes y colegas de trabalho (qualidades e defeitos); 3).

Conteúdo cultural: 1) As relações no local de trabalho (formalidade ou informalidade).

 Tema 4. Rutinas y agendas.

Conteúdo funcional: 1) expressar anterioridade, posterioridade e simultaneidade; 2) falar da rotina diária/ semanal; 3) organizar una agenda semanal; 4) perguntar e dizer a hora; 5) relacionar temporalmente ações; 6) perguntar e falar de frequência; 7) falar do tempo; 8) concertar citas de negócios; 9) ligar, responder a e passar una chamada telefónica; 10) tomar recados/notas; 11) expressar disponibilidade ou falta dela.

Conteúdo gramatical: 1) Presente de indicativo: irregulares; 2) Advérbios e locuciones adverbiais de tempo; 3) estar + gerúndio; 4) gerúndio regular (alguns irregulares)

Conteúdo léxico: 1) Os dias da semana, as partes do dia; 2) épocas do ano; 3) atividades da rutina de trabalho e de lazer; 4) o tempo meteorológico; 5) fórmulas chamadas telefónicas; 6) profissões.

Conteúdo cultural: 1) horários de trabalho em Espanha; 2) jornadas de trabalho; 3) costumes e mitos.

 Tema 5. O escritório

Conteúdo funcional: 1) descrever e localizar no espaço; 2) pedir e dar direções; 3) iniciar um diálogo.

Conteúdo gramatical: 1) Presente de indicativo: irregulares; 2) Demonstrativos; 3) Indefinidos (apócope); 4) poder + infinitivo; 5) Advérbios e locuciones adverbiais de lugar.

Conteúdo léxico: 1) locais de trabalho e organização; 2) mobiliário de escritório; 3) material de escritório; 4) números ordinais.

Conteúdo cultural: 1) desenho de espaços de trabalho.

 Tema 6. Encomendas

Conteúdo funcional: 1) enviar um e-mail; 2) fazer uma encomenda.

Conteúdo gramatical: 1) Presente de indicativo: irregulares; 2) Interrogativos 

Conteúdo léxico: 1) material de escritório; 2) métodos de pagamento; 3) descontos; 4) fórmulas de início e rodapé; 5) numerais a partir do 100, números complexos. 6) Pontuação (vírgula Vs ponto).

Conteúdo cultural: 1) a carta/ o e-mail (estrutura).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia essencial:

Alonso, G. et al (2019) Emprendedores. Curso de español para profesionales. A1-A2. Madrid: SGEL.

Alonso Raya, R. et al (2011) Gramática básica del estudiante de español (A1/B1). Madrid: Difusión

Castro, F. (2010) Uso De La Gramatica Espanola Elemental. Madrid: Edelsa.

Real Academia Española (2001) Diccionario de la lengua española (22.ª ed). www.ra.es

Página web de interés: www.profedeele.es 

 

Bibliografía complementar:

Alonso, G. et al (2019) Emprendedores. Curso de español para profesionales. A-1-A2. Madrid: SGEL.

Domínguez López, J. & Nueda Guzmán, M. S. (2007) Vocabulario de Español A1-B1. Madrid: enClave, ELE

González, M. et al. (2008) Socios 1 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Martínez, L. & Sabater, M.L (2008) Socios 2 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Palomino Mª. A (2015). Correo comercial. Técnicas y usos. Madrid: Edelsa.

Prada, M. & Mercé, P. (2017) Entorno laboral. Nivel A1/B1. Madrid: Edelsa.

Prost, G. & Noriega Fernández, A. (2006) Al día – Curso de español para los negocios. Madrid: SGEL.

Álvarez, M. et. al (2005): Vuela 1, 2, 3 y 4; Madrid: Anaya.

Páginas web de interés:

Diccionario en línea Pons (bilingue) https://es.pons.com/traducción

Duolingo https://es.duolingo.com

www.wordreference.com