Língua Espanhola II

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se ter conhecimentos prévios de espanhol, correspondentes com o nivel do MECR de A1.

Métodos de Ensino

Atividades teórico-práticas que permitam consolidar e desenvolver os conhecimentos: expressão oral e escrita, compreensão oral e escrita, temas de redação. Poderá incluir: exposição por parte do professor; observação e análise contrastado de exemplos práticos , procura de informação e apresentações por parte dos alunos, resolução de tarefas por parte dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Competências:

Compreensão leitora e oral; expressão oral e escrita; interação oral e escrita; adequadas ao nível linguístico e ao perfil dos estudantes lusófonos de ensino superior. 

Objetivos:

Adquirir competências básicas para a comunicación oral e escrita em Espanhol;

Desenvolver essas mesmas competências, utilizando os conhecimentos de que já dispõem e em contextos adaptados ao seu nível linguístico;

Compreender, oralmente e por escrito, instruções e explicações relativas a contextos do dia a dia;

Conhecer vocabulário básico do dia a dia: atividades dos tempos libres, a casa, estados físicos e psicológicos, a família, etc.;

Pedir e dar informações:

Argumentar e justificar em contextos simples;

Descrever objetos, pessoas, atividades e falar de gostos pessoais; 

Conhecer vocabulário básico do âmbito profissional: faturas, guias, mobiliário e material de escritório;

Conhecer alguns falsos amidos por forma a evitar erros de compreensão e/ou produção;

Conhecer alguns aspetos da cultura espanhola que ajudem a compreender melhor determinados aspetos da língua que estão a estudar e que facilitem a sua aprendizagem;

Programa

Tema 1: Viagem de negócios.

1.1 Conteúdo funcional: 1.1.1) Falar de viagens; 1.1.2); preparar uma viagem; 1.1.3) pedir dados pessoais; 1.1.4) expressar requisitos e condições; 1.1.5) expressar preferências.

1.2 Conteúdo gramatical: 1.2.1) Preposições de meios de transporte; 1.2.2) Comparativos e superlativos; 1.2.3) Pronomes com preposição; 1.2.4) Acentuação monossílabos.

1.3 Conteúdo lexical: 1.3.1) Meios de transporte; 1.3.2) Tipos e regimes de alojamento; 1.3.3) Bagagem; 1.3.4) Agenda de negócios (atividades); 1.3.5) Férias.

1.4 Conteúdo cultural: 1.4.1) As Comunidades Autónomas espanholas e as suas cidades como destino de viagem de negócios; 1.4.2) Férias.

Tema 2. Eventos de empresa.

2.1 Conteúdo funcional: 2.1.1) Organizar um evento de empresa; 2.1.2) Definir um programa de atividades; 2.1.3) Escrever um e-mail formal; 2.1.4) Convidar e informar dos detalhes do evento; 2.1.5) Solicitar informação; 2.1.6) Falar em planos e projetos.

2.2 Conteúdo gramatical: 2.2.1) Ir a + infinitivo; 2.2.2) Advérbios e locuções de tempo; 

2.3 Conteúdo lexical: 2.3.1) Vocabulário relacionado com convenções de empresa e atividades; 

 Tema 3. Como éramos.

3.1 Conteúdo funcional: 3.1.1) Falar de presente e de passado; 3.1.2) Descrever pessoas, objetos, acontecimentos no passado; 3.1.3) Falar de ações em desenvolvimento no passado; 3.1.4) Comparar e contrastar; 3.1.5) Expressar surpresa, falta de acordo, indignação.

3.2 Conteúdo gramatical: 3.2.1) Pretérito imperfeito; 3.2.2) marcadores contra argumentativos (en cambio; sin embargo); 3.2.3) marcadores temporais (antes/ahora); 3.2.4) Estar + gerundio VS pretérito imperfeito; 5) Acentuação: tipos de palavras e regras gerais.

3.3 Conteúdo lexical: 3.3.1) Frases feitas que denotam surpresa, falta de acordo e indignação; 

3.4 Conteúdo cultural: 3.4.1) Mudanças nos costumes e na vida dos espanhóis.

Tema 4. Uma empresa com história.

4.1 Conteúdo funcional: 4.1.1) Relatar acontecimentos no passado sem conexão com o presente; 4.1.2) Situar ações no passado; 4.1.3) Relacionar temporalmente ações no passado; 4.1.4) Redigir una biodata (biografia + origens e historia de uma empresa).

4.2 Conteúdo gramatical: 4.2.1) Pretérito indefinido: regular e irregular; 4.2.2) Contrastes de passados; 4.2.3) marcadores temporais de ordenação temporal; 4.2.4) Acentuação: hiatos e ditongos.  

4.3 Conteúdo lexical: 4.3.1) Verbos y substantivos que expressam ações e acontecimentos importantes na vida de alguém. 

4.4 Conteúdo cultural: 4.4.1) Figuras e empresas importantes na história industrial e comercial espanhola; 4.4.2) Produtos que fizeram historia. 

Tema 5. Quê experiência!

5.1 Conteúdo funcional: 5.1.1) Narrar acontecimentos passados; 5.1.2) Falar de experiencias y de acontecimentos curiosos; 5.1.3) Reagir ao relato; 5.1.4) Redigir um informe; 5.1.5) Valorizar acontecimentos; 5.1.6) Falar de situações anteriores a um outro momento passado.

5.2 Conteúdo gramatical: 5.2.1) Pretérito mais que perfeito composto; 5.2.2) Pronomes de objeto direto e indireto; 

5.3 Conteúdo lexical: 5.3.1) Experiências inusuais; 5.3.2) Substantivos e adjetivos de valoração.

 Tema 6. El futuro

6.1 Conteúdo funcional: 6.1.1) Fazer predições; 6.1.2) Falar de acontecimentos futuros; 6.1.3) Expressar futuro de diferentes formas.

6.2 Conteúdo gramatical: 6.2.1) Futuro imperfeito; 6.2.2) Contraste com o conjunto verbal IR A + infinitivo; 6.2.3) Marcadores temporais de futuro.

6.3 Conteúdo lexical: 6.3.1) Horóscopos y signos do zodíaco

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL:

Alonso, G. et al (2019) Emprendedores. Curso de español para profesionales. A1-A2. Madrid: SGEL.

Alonso Raya, R. et al (2011) Gramática básica del estudiante de español (A1/B1). Madrid: Difusión

Castro, F. (2010) Uso De La Gramatica Espanola Elemental. Madrid: Edelsa.

Real Academia Española (2001) Diccionario de la lengua española (22.ª ed). www.ra.es

Página web de interés: www.profedeele.es 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

Domínguez López, J. & Nueda Guzmán, M. S. (2007) Vocabulario de Español A1-B1. Madrid: enClave, ELE

González, M. et al. (2008) Socios 1 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Martínez, L. & Sabater, M.L (2008) Socios 2 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Palomino Mª. A (2015). Correo comercial. Técnicas y usos. Madrid: Edelsa.

Prada, M. & Mercé, P. (2017) Entorno laboral. Nivel A1/B1. Madrid: Edelsa.

Prost, G. & Noriega Fernández, A. (2006) Al día – Curso de español para los negocios. Madrid: SGEL.

Álvarez, M. et. al (2005): Vuela 1, 2, 3 y 4; Madrid: Anaya.

Páginas web de interesse:

Diccionario en línea Infopédia (bilingue) www.infopedia.pt

Duolingo https://es.duolingo.com

www.wordreference.com