Língua Estrangeira – Inglês

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

 O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projeção de vídeos e exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação ativa nas aulas é estimulada, tendo os alunos que elaborar uma  apresentação oral que representa 30% . Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito 70% e apresentação oral 30%) e avaliação final (exame escrito 100%).

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar razoavelmente em contexto profissional ou social – Dominar estruturas sintáticas complexas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos – Aumentar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação – Aprofundar o léxico geral para uma comunicação mais fluida – Familiarizar-se com as questões globais, nomeadamente ambientais, políticas e sociais – Atingir o nível A2-B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Programa

Criar um inventário lexical e consolidar estruturas gramaticais. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com cultura, questões sociais e ambientais, notícias e política internacionais. Referência ao Reino Unido e Commomwealth e às diferentes variedades de Inglês. O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros. – Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto – Expressão oral: Expressar opiniões, interagir oralmente, debater tópicos – Expressão escrita: Parafrasear, traduzir, resumir Léxico: Sinónimos, antónimos, palavras homófonas e homónimas, formação de palavras, plurais irregulares – Componente gramatical: Revisão de tempos verbais; adjetivos e advérbios; preposições; gerúndios e infinitivos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação Oral - 30.0%
  • - Mini Testes - 70.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

HARRAP’s English Thesaurus

LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture

MACMILLAN’s Phrasal Verbs Plus

MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners

REDMAN, Stuart – English Vocabulary in Use, Intermediate, CUP VINCE, Michael – Intermediate Language Practice, MacMillan

Reading material will be provided.

SWAN, Michael and Catherine WALTER – How English Works, Oxford