Língua Estrangeira V – Inglês

Conhecimentos de Base Recomendados

 

Nível B2-C1 ou C1de Inglês.

Métodos de Ensino

O trabalho na aula basear-se-á na leitura e compreensão de textos, projeção de filmes e exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. O visionamento de notícias e documentários em canais de língua inglesa será uma constante. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura e pesquisa. A participação ativa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua – um teste escrito (50%), trabalho e participação na aula (50%) – e avaliação final (exame escrito).

Resultados de Aprendizagem

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional
– Dominar estruturas sintáticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos, sua tradução e pesquisa de informação
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida
– Familiarizar-se com o património da UNESCO a nível mundial, em língua inglesa
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo
– Consolidar o nível C1-C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

Programa

Criar um inventário lexical e rever estruturas gramaticais que é suposto os alunos terem aprendido previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais e viagens. A este nível será dado destaque à tradução de material fornecido nas aulas (livros, revistas da especialidade e sites da Internet).
– Leitura: Pronúncia, leitura focalizada, significado em contexto;
– Expressão oral: Expressar opiniões, debater tópicos;
– Expressão escrita: Traduzir, parafrasear e retroverter;
– Léxico: Antónimos, palavras homófonas e homónimas; formação de palavras;
– Expansão vocabular: Novas tendências em turismo e património.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners
LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture
MACMILLAN’s Phrasal Verbs Plus
HARRAP’s English Thesaurus
BBC World online
WYATT, Rawdon – Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, A & C Black, 2011
National Geographic Traveler, Condé Nast Traveler
nationalgeographic.com
UNESCO World Heritage List (unesco.org)
VINCE, Michael – Advanced Language Practice, MacMilla