Métodos de Ensino
Será em Língua Gestual Portuguesa e em Português através de leitura dos PowerPoints, visualização de vídeos e do docente. Sendo assim, a metodologia de ensino é teórico-prático.
A avaliação será o teste de Língua Gestual Portuguesa e a realização de atividades práticas nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
Baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas adaptado para as línguas gestuais:
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros, utilizando o alfabeto manual, e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. https://apsurdos.org.pt/?page_id=3725
Programa
– Apresentações
– Conhecimentos básicos da LGP e da Comunidade Surda
– Saudações e Cumprimentos
– Dias da Semana
– Cores
– Vestuário
– Meses do Ano
– Estações do Ano
– Família
– Profissões
– Abecedário
– Alimentação
– Numerais de Quantidade
– Rotina Diária
– Cidades de Portugal
– Noções Gramaticais
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amaral, A.; Coutinho, A.; Martins, M. (1994) Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Editorial Caminho, Lisboa.
Ferreira, A. (1994) Gestuário: Língua Gestual Portugal. SNR, Lisboa.
Gestuário Digital de 2008 (CD-ROM)
https://www.spreadthesign.com/pt.pt/search/
https://fpasurdos.pt/pt/home
https://www.facebook.com/groups/lgportuguesa