Maneio de Equinos e Equitação

Conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia, comportamento e bem-estar animal. Conhecimentos básicos sobre o Modo de Produção Biológico.

As aulas são teórico-práticas. É utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria teórica, exemplificando imediatamente com situações concretas da exploração de equinos na ESAC, ou de outras exteriores recorrendo a vídeos, fotografias ou apresentações em “power point”. Haverá recurso a um programa de computador para formulação de dietas, aos laboratórios de nutrição e de reprodução animal, às pastagens, ao picadeiro ao equipamento e ao efetivo equino da ESAC para as aulas de equitação e maneio.

1- Encontrar as principais potencialidades da utilização do cavalo e a integração deste em sistemas sob modo de produção biológico (MPB).

2 – Conhecer as exigências de alojamento e alimentação dos equinos em MPB.

3- Avaliar o cavalo nas suas principais características comportamentais, físicas e funcionais.

4- Compreender os principais aspetos relacionados com a reprodução, higiene e sanidade equina em MPB.

5- Entender os principais conceitos e práticas da equitação.

1- Principal regulamentação para a produção de equinos em modo biológico na Europa.

2- Instalações e nutrição de equinos em MPB.

2.1- Características das instalações e equipamentos

2.2- Nutrição e maneio alimentar.

3- Exognósia e comportamento em equinos

3.1-O exterior do cavalo e evolução dentária.

3.2- Características físicas e funcionais das raças com maior significado em Portugal.

3.3-Padrão do comportamento em equinos.

3.4-Maneio geral de equinos.

4- Reprodução e Saúde

4.1-Anatomo-fisiologia reprodutiva dos equinos.

4.2- Maneio reprodutivo de equinos.

4.3- Constantes fisiológicas e avaliação da sua alteração.

4..4- Medidas profiláticas em MPB

5- Equitação

5.1- Condução do cavalo à mão, aplicação de arreios e equipamento de proteção

5.2- Aparelhar o cavalo em segurança

5.3- Postura correta do cavaleiro imobilizado e em exercícios de sela a passo, trote e galope em todo o picadeiro.

Contínua
  • - 2 Testes escritos de resposta curta e/ou escolha múltipla - 70.0%
  • - Prova de equitação - 5.0%
  • - Trabalho sobre maneio de equinos, individual ou em grupo - 25.0%

Brinsko S.P., Blanchard T.L., Varner D.D., Schumacher J., Love C.C., Hinrichs K. e D.L. Hartman (2011). Manual of Equine Reproduction. 3rd ed, Mosby Elsevier, Missouri.

Gray P. (2001). “The Organic Horse. The Natural Management of Horses Explained”. Published David & Charles. 2001.

MacLeod C. (2007). “The Truth About Feeding your Horse”. Published J.A. Allen & Coltd 2007.

National Research Council (2007). “Nutrient requirements of horses”. 6th ed. Washington, D.C.: The National Academies Press.

Rezende, R. e A. Frazão (2012). “Equitação – Conceção das instalações”. Cadernos Temáticos. Divisão de Infraestruturas Desportivas Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.

Silva A. T. (2009). “Hipologia, Guia para o estudo do cavalo”. Ed. Lidel.

Vogel C. (2011). Complete Horse Care Manual. Publisher Dorling Kindersley. UK.

Wheeler, E. F. (2006). “Horse stable and riding arena design” Pub. Blackvwell, Iowa, USA.