Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) Métodos verbais (dizer), com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;
b) Métodos intuitivos (mostrar), com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;
c) Métodos ativos (fazer), com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos;
d) Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Explicar o conceito e o processo de marketing;
b) Discutir a importância da gestão do relacionamento com cliente;
c) Relacionar o planeamento estratégico com o planeamento de marketing;
d) Distinguir e usar metodologias de análise do mercado e de deteção de oportunidades;
e) Distinguir e relacionar as etapas da estratégia de marketing: segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento;
f) Distinguir e combinar as variáveis do marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;
g) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing e avaliar o seu impacto na performance organizacional.
Programa
Parte I. O marketing: conceito e processo
1. Marketing e orientação para o cliente
2. Estratégias e programas de marketing
Parte II. Análise de oportunidades e definição da estratégia de marketing
3. Ambiente de marketing
4. Comportamento de compra: mercado consumidor e mercado organizacional
5. Concorrência
6. Estratégia de marketing
Parte III. O marketing-mix
7. Política de produto
8. Política de preço
9. Política de distribuição
10. Política de comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - ) Um trabalho individual, com um peso de 30% na nota final. - 30.0%
- - Um exame, com um peso de 70% na nota final; - 70.0%
- - Um trabalho de grupo, com um peso de 30% na nota final. - 30.0%
- - Dois testes, com um peso de 35% cada na nota final - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.ª ed.). Dom Quixote.
Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing: Concepts and Strategies (8th ed.). Cengage Learning.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.ª ed.). Pearson.
Kotler, P., & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing (15.ª ed.). Pearson.
Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2020. Marketing (20th ed.). Cengage Learning.