Marketing Aplicado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

No contexto da disciplina, considera-se pertinente enquadrar os conteúdos numa abordagem de exposição oral, promover a pesquisa de conhecimento através da consulta de obras de referência bibliográfica e estimular os alunos a identificar e compreender os contextos práticos de aplicação dos diversos conceitos, nomeadamente as definições centrais da disciplina e as componentes do marketing-mix. No que concerne aos trabalhos práticos, serão contemplados estudos de caso em aula e respetiva análise, os quais deverão estimular a perspetiva crítica do aluno. Relativamente à avaliação, dois modelos são propostos.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar os objetivos do planeamento de marketing e contextualizar as principais etapas em termos de metodologia;

2. Reconhecer os benefícios das ferramentas de marketing inovadoras na promoção de produtos e experiências no contexto do ecoturismo;

3. Reconhecer as várias políticas de promoção turística encetadas por alguns organismos privados e organismos públicos centrais, regionais e locais de turismo nacionais com competências nesta matéria;

4. Dotar os alunos de uma formação específica que lhes permita adquirir competências necessárias nas áreas do MK Turístico;

5. Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-motivação, auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;

6. Preparar os alunos para situações práticas futuras na elaboração de estudos e projetos na área do MK Turístico aplicado ao Ecoturismo.

Programa

1. Aplicação do conceito de marketing ao turismo e ao ecoturismo;

2. A gestão do marketing turístico: definições e considerações gerais; a estrutura de um plano de marketing;

3. O mercado: desenvolvimento e gestão das ofertas de mercado: características gerais; análise dos mercados de consumo: o comportamento do consumidor; segmentação, targeting e posicionamento;

4. Gestão do Marketing Digital: as novas tecnologias no marketing; a comunicação no marketing digital; o comportamento do consumidor no domínio digital e as novas tecnologias; a influência cultural nas tendências de compra digital;

5. Gestão de marcas em destinos de Ecoturismo: definições; gestão estratégica de marcas; desenvolvimento de novos produtos;

6. Marketing-mix: caracterização das variáveis do marketing-mix: o Produto; o Preço; a Distribuição; a Comunicação;

7. As estratégias de marketing-mix em destinos de Ecoturismo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho de grupo - 30.0%
  • - Testes escritos - 60.0%
  • - Participação nas aulas - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

KASTENHOLZ, E. (2002). The role and Marketing implications of Destination images on tourist Behavior: The case of Northern Portugal. Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro, Portugal.

KASTENHOLZ, E. (2014). Novas dinâmicas turísticas em espaços rurais e de natureza. In C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds.), Produtos e Competitividade do Turismo na Lusofonia (285-301). Lisboa: Escolar Editora.

RITA, P. & ANTUNES, J. (2014). A Importância do Marketing no Desenvolvimento de Destinos e Produtos Turísticos. In C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds.), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (187-204). Lisboa: Escolar Editora.

KOTLER, P., & KELLER, K. (2009). Marketing Management. 15th Edition, England: Pearson Education.

WEARING, S., & NEIL., J. (1999). Ecotourism: Impacts, potentials and possibilities. Oxford: Butterworth Heinemann.

World Tourism Organization (2009). Handbook on Tourism Destination Branding. Spain: UNWTO.