Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
No âmbito desta disciplina está prevista a lecionação de aulas teóricas e teóricas-práticas, a partir das quais seja possível expor os conteúdos de forma dinâmica e interativa, facilitando um contexto de participação por parte dos alunos no confronto dos diversos conceitos na área do marketing. A análise de estudos de caso em aula visam igualmente o reforço das componentes teórica e prática da unidade curricular, permitindo uma melhor compreensão dos conteúdos e o estimular da perspetiva crítica e de análise por parte dos alunos.
No que concerne à avaliação, dois modelos são propostos. No regime de avaliação contínua/ periódica, está prevista a realização de um teste individual (60%) e o desenvolvimento de um projeto/ trabalho de grupo (30%). A participação por parte dos alunos, envolvendo a realização de trabalhos em aula, serão também considerados (10%). Por sua vez, na modalidade por Exame, a avaliação contemplará a realização de uma prova escrita individual (100%).
Resultados de Aprendizagem
– Identificar os objetivos do planeamento de marketing e contextualizar as principais etapas em termos de metodologia;
– Reconhecer os benefícios da aplicação de ferramentas de marketing inovadoras na promoção de produtos e experiências no contexto da Gastronomia;
– Reconhecer as várias políticas de promoção turística encetadas tanto por entidades privadas como por organismos públicos centrais, regionais e locais de turismo nacionais com competências nesta matéria;
– Dotar os alunos de uma formação específica que lhes permita adquirir competências necessárias nas áreas do MK Turístico aplicado à Gastronomia;
– Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-motivação, auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;
– Preparar os alunos para situações práticas futuras na elaboração de estudos e projetos na área do MK Turístico aplicado à Gastronomia;
Programa
1. O conceito de marketing
1.1 Definições
2. A gestão de marketing
2.1 Definições e considerações gerais
2.2 A estrutura de um plano de marketing
3. O mercado: desenvolvimento e gestão das ofertas de mercado
3.1 Características gerais
3.2 Análise dos mercados de consumo: o comportamento do consumidor
3.3 Segmentação, targeting e posicionamento
4. Gestão do Marketing Digital
4.1 As novas tecnologias no contexto do marketing
4.2 A comunicação através do marketing digital, com particular destaque no contexto da Gastronomia
5. Gestão de marcas e produtos gastronómicos
5.1 Definições
5.2 Gestão estratégica de marcas
5.3 Desenvolvimento de novos produtos
6. Marketing-mix: caracterização das variáveis do marketing-mix
6.1 O Produto
6.1.1 Definição
6.1.2 As especificidades dos produtos gastronómicos
6.2 O Preço
6.3 A Distribuição
6.4 A Comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Frequência - 60.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
DIXIT, S. (2020). Marketing gastronomic tourism experiences. In S. Dixit (Ed.), The Routledge Handbook of Tourism Experience Management and Marketing (pp. 323-336). Routledge.
KIVELA, J., & CROTTS, J. (2006). Tourism and gastronomy: Gastronomy’s influence in how tourists experience a destination. Journal of Hospitality & Tourism Research, 30, 354-377.
KOTLER, P., BOWEN, J., MAKENS, J., & BALOGLU, S. (2017). Marketing for Hospitality and tourism (7th Ed.). Pearson.
KOTLER, P., KELLER, K., BRADY, M., GOODMAN, M., & HANSEN, T. (2009). Marketing Management. England: Pearson Education Limited.
MIDDLETON, V., FYALL, A., MORGAN, M. & RANCHHOD, A. (2009). Marketing in Travel and Tourism (4th ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.
OKUMUS, B., OKUMUS, F., & McKercher, B. (2007). Incorporating local and international cuisines in the marketing of tourism destinations: The cases of Hong Kong and Turkey. Tourism Management, 28, 253–261.