Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
AVALIAÇÃO CONTINUA:
– dois trabalhos individuais (15%+15%)
– trabalho de grupo (30%)
– teste individual (30%).
Participação e a realização de actividades em aulas (10%)
EXAME FINAL:
– teste escrito (50%)
– trabalho (50%)
Resultados de Aprendizagem
Adquirir as competências necessárias que permitam construir uma marca, definindo para tal um processo e um conjunto de acções que a posicionem e criem uma forte imagem.
Programa
1. A marca no âmbito do Marketing
1.1. A importância da marca
1.2. A marca, variável do marketing mix?
2. A marca como um sinal
2.1. A missão e o marketing mix
2.1.1. A marca no âmbito das variáveis do marketing mix
2.1.3. As funções da marca
2.1.4. As estratégias de extensão de marcas
• Aquisição de marcas
• Alianças de marcas
• Extensão de marcas
• Marcas dos distribuidores
2.2.O sinal e o identity mix
2.2.1. O nome
2.2.2.O logotipo
2.2.3. As estruturas de identidade: monolítica, mista e diferenciada
2.2.4. Personagens
2.3. A imagem e o public mix
2.3.1. A notoriedade da marca
2.3.2. As associações à marca
2.3.3. A Qualidade Percebida
2.3.4. A lealdade à marca
3. O valor da marca
3.1. As fontes de valor da marca
3.2. Modelos de avaliação da marca
4. O futuro da gestão da marca
Métodos de Avaliação
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Trabalho individual - 30.0%
- - Frequência - 30.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAKER, D. (2010), “Building Strong Brands”,New York The free press.
AAKER, D. (1998),”Marcas: brand equity, gerenciando o valor da Marca”, Elsevier Brazil.
AAKER, D. (2016), “Aaker on Branding: 20 Principles that Drive Success”. New York, Journal of Marketing Channels, 23(3)
BRITO, C. M. & LENCASTRE, P. (2014),”Os Horizontes do Marketing”, Editorial Verbo
KAPFERER, J.N., (2012),“The new strategic Brand Management: Advanced Insights and Strategic Thinking”, Kogan Page, London.
KOTLER, P. & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.
KELLER, K. & MACHADO, M. (2005), “Gestão Estratégica de Marcas”, Prentice Hall Brasil
LENCASTRE, P. et al. (2007),”O Livro da Marca”, Publicações D. Quixote, Lisboa
RODRIGUES, V., DIONISIO, P. et al. (2018), Mercator 25 anos – o Marketing na era digital. Lisboa, D. Quixote.
WHEELER, A. (2016), ” Designing brand identity: An essential guide for the whole branding team, J Wiley & Sons