Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de marketing.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se apresentam e discutem os vários conteúdos programáticos, com recurso a casos práticos.
Os alunos devem efetuar as leituras recomendadas para cada aula de modo a preparar a sua discussão em sala.
Para os alunos que optem pela avaliação periódica, os alunos trabalham em equipas e desenvolvem um projeto.
O trabalho de equipa consiste num projeto desenvolvido junto de uma organização (as organizações são propostas em sala de aula, e cada equipa escolhe a organização e o trabalho/projeto a desenvolver), sendo orientado em diferentes fases:
Escolha em sala da aula da equipa, organização e projeto
- Calendarização das tarefas a desempenhar por equipa em sala de aula
- 1º visita à organização escolhida
- 1ª apresentação em sala de aula com proposta do trabalho (20%)
- Desenvolvimento do trabalho de campo (fora da sala de aula; inclui visitas à organização, pesquisa de informação, reuniões da equipa)
- Desenvolvimento e entrega do relatório (30%)
- Exposição e apresentação em sala do trabalho desenvolvido (20%)
O trabalho de equipa incorpora:
Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto
Aprendizagem situada e serviço à comunidade
Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa
A docente propõe e apresenta em sala de aula:
As possíveis organizações para o desenvolvimento do trabalho de equipa
Os diferentes objetivos e etapas o trabalho de equipa
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular pretende demonstrar a importância crucial do marketing enquanto resposta aos desafios globais na inovação, planeamento, operacionalização e prestação de serviços sustentáveis, distintivos e de qualidade.
A realidade apresentada é comum a diversas áreas socioeconómicas como a prestação de serviços de venda, consultoria, turística, educação, desporto, tecnologia, direito, finanças, saúde, sem fins lucrativos ou, ainda, serviços de transporte e distribuição.
As aulas focam pontos cruciais do marketing de serviços recorrendo, muitas das vezes, a casos práticos atuais. Desta forma, os alunos são encorajados a desenvolverem, eles próprios, um olhar crítico sobre esta realidade, e a posicionarem-se de forma criativa e atenta ao mercado global.
São, assim, desafiados a analisar, desenvolver e apresentar os casos observados de forma a aumentar a sua compreensão sobre conceitos e métodos empregues no âmbito do marketing de serviços.
Estes casos acontecem nos mercados competitivos atuais, preparando-se assim os alunos:
- para analisar os requisitos e exigências dos clientes;
- para medir a qualidade do serviço;
- para desenvolver o seu processo e design, promovendo e prestando serviços competitivos e que podem superar as expectativas dos clientes.
Os alunos são também convidados a aplicar os conceitos de marketing de serviços em organizações reais e com a supervisão da docente.
Programa
1) A atitude atual do marketing
1.1 O marketing 4.0 e 5.0
1.2 Outras tendências no marketing
2) Especificidades do Marketing de Serviços
2.1. As diferenças entre bens e serviços
2.2. Caracterização do marketing de serviços e principais definições
2.3. Tendências no Sector dos Serviços
2.4. Aspetos éticos nas empresas de serviços
2.5. Áreas específicas da aplicação do marketing dos serviços como o marketing bancário, marketing turístico, marketing das cidades, marketing do terceiro sector.
3) Estratégica no marketing dos Serviços
3.1 O comportamento, expectativas e perceções do consumidor nos serviços
3.2 A investigação em marketing de serviços
3.3 O posicionamento dos serviços em mercados competitivos
3.4 A construção das relações com os clientes
4) O desenvolvimento do marketing dos serviços
4.1. O marketing -mix dos serviços
4.2. Os suportes físicos dos serviços
4.3. A comunicação nos serviços
4.4. A gestão das filas de espera
4.5. A distribuição dos serviços
4.6. O controlo dos serviços e o modelo Servqual
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
- Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A., Bitner, Jo e Gremler, Dwayne D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across the Firm. Second European Edition. London: McGraw Hill Higher Education.
Outra bibliografia:
- Almeida, M. R., Pereira, J. M. (2014). Marketing de Serviços. Edições Sílabo.
- Huntsman, J L., et al. Health education via “empowerment” digital marketing of consumer products and services-Promoting therapeutic benefits of self-care for depression and chronic pain, Frontiers in Public Health, 2023.
- Lovelock, C.; Writz, J. (2006). Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Resultados. 5ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
- Maçães, Manuel Alberto Ramos (2019). Marketing estratégico, as quatro etapas para criar vantagem competitiva e melhorar o desempenho. Lisboa: Actual Editora, ISBN 978-989-694-279-3.
- Oliveira, Carlos Manuel (2023). Human Tech Marketing – O Marketing Molecular e Humano. Lisboa: Atual Editora.
- Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., Berry, L. L. (1988). SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, Vol. 64, No. 1, pp. 12-40.
- Santos, Patrícia Maria do Carmo; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Casas-Novas, José (2013). Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra- Satisfação e fidelização de clientes relativamente à qualidade dos serviços pós venda no mercado de cafés. Coimbra – Projeto realizado no Mestrado em Gestão Empresarial, apresentado ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
- Zeithaml, V. A.; Bitner, M. J. (2003). Marketing de Serviços – A Empresa com foco no Cliente. 2ª Edição. São Paulo: Bookman.