Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento básico sobre o marketing
Métodos de Ensino
A presença nas aulas é vivamente aconselhada (tratando-os de Avaliação periódica)
As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão.
Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer materiais de interesse para a sala de aula; e pesquisar e trazer estudo de casos de marketing de serviços.
Os alunos são também estimulados a desenvolver trabalhos em equipas e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.
O trabalho de equipa incorpora:
Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto
Aprendizagem situada e com possível serviço à comunidade
Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa
Enquanto estratégica pedagógica recorre-se também a :
Utilização de plataformas de interação
Trabalhos em pequenos grupos em sala de aula
Utilização de vídeos para discussão em sala de aula
Resolução de problemas e casos especialmente em pequenos grupos
Resolução de casos de estudo
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central apresentar a importância do estudo do marketing de serviços como resposta aos desafios na inovação, planeamento, operacionalização da prestação de serviços distintivos e de qualidade, especialmente em todas as atividades relacionadas com o comércio interno e/ou externo.
Atualmente, num mundo global veloz e competitivo, as ferramentas da área do marketing de serviços adquirem um valor central, num espaço global onde os consumidores são cada mais vez conhecedores, críticos, ativos e exigentes. Espaço este físico ou digital.
As aulas irão debruçar-se sobre os pontos cruciais da aprendizagem do marketing de serviços, cobrindo conceitos-chave nesta disciplina. Os alunos irão adquirir aptidões para desenvolver todo o plano de marketing de uma empresa de serviços, aprendendo a usar informação e ferramentas para avaliar a satisfação dos clientes, gerir um espeço de serviços ou coordenar problemas como flutuação da procura ou filas de espera.
Os alunos são encorajados a desenvolverem, eles próprios, um olhar crítico sobre esta realidade, e a posicionarem-se de forma criativa e atenta aos mercados, preparando-se, assim, para analisar os requisitos e exigências dos clientes, promovendo e prestando serviços competitivos e que podem superar as expectativas dos clientes. Desta forma os alunos irão adquirir competências que lhes permita escolher as ferramentas mais adequadas para resolver os problemas e desafios do marketing de serviços no terceiro milénio.
Programa
1) A atitude atual do marketing
1.1 O marketing 5.0
1.2 1.2 Outras tendências no marketing
2) Especificidades do Marketing de Serviços
2.1. As diferenças entre bens e serviços
2.2. Caracterização do marketing de serviços e principais definições
2.3. Tendências no Sector dos Serviços
2.4. Áreas específicas da aplicação do marketing dos serviços como o marketing bancário, marketing turístico, marketing das cidades, marketing do terceiro sector.
3) Estratégica no marketing dos Serviços
3.1. O comportamento, expectativas e perceções do consumidor nos serviços
3.2. Ouvir o consumidor através da investigação em marketing
3.3. Construindo relações com o cliente
3.4. O posicionamento dos serviços em mercados competitivos
4) O desenvolvimento do marketing mix dos serviços
4.1. Os suportes físicos dos serviços
4.2. A comunicação nos serviços
4.3. A gestão das filas de espera
4.4. A distribuição dos serviços
4.5. O controlo dos serviços e o modelo Servqual
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
- Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A., Bitner, Jo e Gremler, Dwayne D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across the Firm. Second European Edition. London: McGraw Hill Higher Education.
Bibliografia complementar
- Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing, Londres, Prentice-Hall Europe, 7th, European edition.
- Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
- Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
- Lovelock, C.; Writz, J. (2006). Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Resultados. 5ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
- Oliveira, Carlos Manuel de (2023). Humantech Marketinh – O marketing molecular e humano. Editora Atual.
- Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A., Bitner, Mary Jo, Gremler, Dwayne D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across the Firm. Second European Edition. London: McGraw Hill Higher Education.