Marketing Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

O proposito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos consumidores originam uma nova abordagem de marketing e de comunicação digital.

Programa

CAP. I
1. Marketing- principais conceitos e abordagens
2. Do Marketing tradicional ao Marketing digital
3. A envolvente do marketing:
a. O novo consumidor
b. A evolução da internet e as implicações para o marketing e para a comunicação
CAP. II
1. A implementação e a prática do marketing digital
a. As caracteristicas do marketing digital
b. Planificação de uma campanha
2. Comunicação digital
a. Novos paradigmas e modelos de comunicação
b. A comunicação em rede
c. As novas ferramentas de comunicação
d. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada
e. Interação e os media sociais
f. As redes sociais
i. Redes sociais
ii. A gestão e a monotorização das redes sociais
e. A gestão das marcas on-line e a gestão da experiencia

3. Marketing de relações através das plataformas digitais
a. O e-commerce no âmbito do marketing
b. O desenvolvimento do projeto do e-commerce

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - presença e participação em aula - 10.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Trabalho individual - 40.0%
Exame
  • - Trabalho - 50.0%
  • - Teste escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Adolpho, C. (2012). Os 8 P’s do Marketing digital, o guia estratégico do marketing digital. Lisboa: Texto editores.
– Afonso, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma.
– Carreira, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
– Faustino, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.
– Chafey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2014). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (Fifth edition). London: Pearson.
– Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.