Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo;
4. Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Discutir o conceito de marketing e distinguir as diferentes orientações das organizações para o mercado;
b) Identificar as componentes e compreender a metodologia de elaboração de um plano de marketing;
c) Compreender e utilizar metodologias de análise externa e interna;
d) Definir objetivos e estratégias de marketing;
e) Distinguir e combinar as ferramentas do marketing-mix;
f) Avaliar o impacto financeiro do plano de marketing;
g) Construir mecanismos de monitorização dos objetivos de marketing.
Programa
1. Marketing e orientações para o mercado
2. Estrutura e metodologia do plano de marketing
3. Diagnóstico da situação
4. Análise SWOT
5. Objetivos de marketing
6. Estratégia de marketing
7. Políticas de marketing-mix
8. Impacto financeiro do plano de marketing
9. Controlo de marketing
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Teste - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Abratt, R., & Bendixen, M. (2019). Strategic Marketing: Concepts and Cases. Routledge.
Alsem, K. J. (2019). Applied Strategic Marketing: A Step by Step Approach. Routledge.
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.ª ed.). Dom Quixote.
Cravens, D., & Piercy, N. (2012). Strategic Marketing (10th ed.). McGraw-Hill.
Ferrel, O. C., & Hartline, M. D. (2017). Estratégia de Marketing (6.ª ed.). Cengage Learning.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.ª ed.). Pearson.
Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico: As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho. Actual Editora.
McDonald, M., & Wilson, H. (2016). Marketing Plans: How to prepare them, how to profit from them (8th ed.). Wiley.