Marketing Estratégico

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo;

4. Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Discutir o conceito de marketing e distinguir as diferentes orientações das organizações para o mercado;

b) Identificar as componentes e compreender a metodologia de elaboração de um plano de marketing;

c) Compreender e utilizar metodologias de análise externa e interna;

d) Definir objetivos e estratégias de marketing;

e) Distinguir e combinar as ferramentas do marketing-mix;

f) Avaliar o impacto financeiro do plano de marketing;

g) Construir mecanismos de monitorização dos objetivos de marketing.

Programa

1. Marketing e orientações para o mercado

2. Estrutura e metodologia do plano de marketing

3. Diagnóstico da situação

4. Análise SWOT

5. Objetivos de marketing

6. Estratégia de marketing

7. Políticas de marketing-mix

8. Impacto financeiro do plano de marketing

9. Controlo de marketing

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Prova escrita individual - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abratt, R., & Bendixen, M. (2019). Strategic Marketing: Concepts and Cases. Routledge.

Alsem, K. J. (2019). Applied Strategic Marketing: A Step by Step Approach. Routledge.

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.ª ed.). Dom Quixote.

Cravens, D., & Piercy, N. (2012). Strategic Marketing (10th ed.). McGraw-Hill.

Ferrel, O. C., & Hartline, M. D. (2017). Estratégia de Marketing (6.ª ed.). Cengage Learning.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.ª ed.). Pearson.

Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico: As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho. Actual Editora.

McDonald, M., & Wilson, H. (2016). Marketing Plans: How to prepare them, how to profit from them (8th ed.). Wiley.