Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
AVALIAÇÃO CONTINUA:
– dois trabalhos individuais (15%+15%)
– trabalho de grupo (20%)
– teste individual (40%)
– Participação e a realização de actividades em aulas (10%)
EXAME FINAL
– teste escrito (50%)
– trabalho com a mesma ponderação e cujo propósito é caracterizar a estratégia de marketing de uma marca.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da UC os estudantes sejam capazes de:
– Definir e enunciar os conceitos fundamentais do Marketing Estratégico
– Perceber as fontes de informação para a análise de um ambiente de marketing
– Estabelecer uma estratégia de segmentação
– Aplicar os conceitos de diferenciação e posicionamento
– Identificar as variáveis nas decisões sobre produto, preço, distribuição e comunicação
Programa
Capitulo 1:
A função do marketing
1- O marketing na empresa e na economia
2 – Do Marketing 1.0. ao Marketing 4.0.
3- Da orientação marketing à orientação mercado
4- Os conceitos-chave de marketing
II: O Marketing 5.0.
1- A caracterização do contexto
2- A nova orientação
3- O Marketing colaborativo, cultural e espiritual
Capitulo 2
I: Compreender o comportamento do consumidor
1 – A análise do comportamento do comprador
2 – O sistema de informação em marketing
3 – O comportamento de resposta do comprador
4- O consumidor do séc XXI: do hiperconsumo ao consumo responsável
Capitulo 3
I: A elaboração da estratégia de marketing
1 – A análise das necessidades pela segmentação
3 – A análise da competitividade
3 – Posicionamento e diferenciação
5 – A escolha de uma estratégia de marketing
6- O plano de marketing estratégico
II: A aplicação do plano de marketing estratégico
1 – Produto
2 -Preço
3 – Comunicação
4 – Distribuição
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
- - Trabalho individual - 30.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
OOLEY, G., SAUNDERS, J. & PIERCY, N. (2005), Estratégia de
Marketing e Posicionamento Competitivo , São Paulo, Prentice Hall Brasil
KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. (2018), Princípios de Marketing 17ª edicion, Pearson Educacion.
KOTLER, P. & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2021), Marketing 5.0, Lisboa, Actual Editora.
MOUTINHO, L., TEIXEIRA, N. & ZEFERINO, A. (2022), Marketing futureland, Lisboa, Editora Lidel.
RODRIGUES, V., DIONISIO, P. et al. (2018), Mercator 25 anos – o Marketing na era digital. Lisboa, D. Quixote.
SOLOMON, M., MARSHALL, G. & STUART, E. (2022), Marketing real people, real choices, Pearson Education.