Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recurso a casos práticos. Fomenta, também, a participação ativa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
– Identificar o Marketing Internacional como ferramenta indispensável no quadro do mercado externo.
– Compreender a evolução do marketing de Exportação ao Marketing Global.
– Avaliar o processo de internacionalização.
– Analisar os mercados internacionais e formas de acesso.
Programa
(1) O ambiente internacional
– Internacionalização e globalização
– Networks
– Aldeia global
– O processo de decisão
(2) Mercados internacionais
– Opções estratégicas da empresa
– Pesquisa de informações
– Estudo de mercados estrangeiros
(3) Programa de marketing internacional
– Conceção e implementação de um programa de marketing internacional
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing : concepts and strategies (8th ed.). Cengage Learning EMEA.
Doole, I., Lowe, R., & Kenyon, A. (2019). International marketing strategy : analysis, development and implementation (8th ed.). Cengage Learning EMEA.
Ilhéu, F. (2009). Estratégia de Marketing Internacional. Almedina.
Kotabe, M., & Helsen, K. (2022). Global Marketing Management (9th ed.). Wiley.
Silva, S., Meneses, R., & Pinho, J. (2018). Marketing Internacional. Actual.