Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
A avaliação continua compreende a realização de um trabalho de grupo (50%), um trabalho individual (40%). A participação e a realização de actividades em aulas também terão uma ponderação de 10%.
O exame final a esta disciplina é composto por um trabalho com guião a fornecer
Resultados de Aprendizagem
O propósito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos consumidores originam uma nova abordagem das marcas através da comunicação digital, das redes sociais e do e-commerce.
Programa
1. Introdução
a. Marketing digital vs. tradicional
b. O enfoque no novo consumidor
c. A evolução da internet: da 1.0 à 3.0.
d. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada
e. A gestão das marcas on-line e a gestão da experiencia
2. A comunicação 2.0.
a. Novos paradigmas e modelos de comunicação
b. A comunicação em rede
c. As novas ferramentas de comunicação para os novos consumidores
d. Interação e os media sociais
e. As redes sociais
i. A gestão das redes sociais
ii. A importância da monotorização das redes sociais e as ferramentas disponíveis
iii. Facebook
iv. Twitter
v. Instagram
vi. Youtube
vii. Snapchat
3. E-commerce
a. O e-commerce no âmbito do marketing
b. O desenvolvimento do projeto do e-commerce
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Trabalho individual - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ADOLPHO, C. (2012). Os 8 P’s do Marketing digital, o guia estratégico do marketing digital. Lisboa: Texto editores.
BATISTA, D. & COSTA, P. (2021). Marketing digital: conteudos vencedores. Editora Lidel.
AFONSO, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma.
– CARREIRA, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
– FAUSTINO, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.
– CHAFEY, D. & ELLIS-CHADWICH, F. (2014). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (Fifth edition). London: Pearson.
– RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.