Marketing para o Sector Agrícola

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem.

Métodos de Ensino

Os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.

A unidade curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing à realidade agrícola. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Resultados de Aprendizagem

Na Unidade Curricular, Marketing para o Sector Agrícola, pretende-se lecionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.

Como objetivo final, esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações agrícolas.

A unidade curricular deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adotar uma atitude ativa voltada para o cliente e para o mercado.

Programa

PARTE I – O marketing e a criação de valor

–  Conceitos fundamentais do marketing

–  Evolução do papel do marketing

–  O papel fundamental do marketing no setor agrícola

PARTE II – Estudo do Mercado Agrícola

–  A análise do mercado agrícola e dos seus intervenientes

–  Teorias e modelos de comportamento do consumidor

PARTE III – Segmentação, Targeting e Posicionamento no Sector Agrícola

–  A Segmentação de mercado

–  A escolha do mercado-alvo

–  O posicionamento de mercado

PARTE IV – Políticas de Marketing no Sector Agrícola

–  Produto

–  Preço

–  Distribuição

–  Comunicação

PARTE V – Novas Tendências do Marketing no Sector Agrícola

–  O marketing relacional

–  Outras tendências de marketing

PARTE VI – O Plano de Marketing no Sector Agrícola

–  Elaboração do Plano

–  Avaliação e Controlo do Plano

–  Plano de Contingência

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, Philip; Armstrong, Gary (2021), Principles of Marketing, 18th Global Edition, Pearson Education Limited. ISBN 13: 978-1-292-34113-2

Crawford, I. M. (1997), Agricultural and Food Marketing Management, Food and Agriculture Organization of the United Nations, ISBN 92-5-103904-6

Karthick S,R. Saminathan,R. Gopinath (2020),  Agricultural Marketing – An Overview, International Journal of Management, 11(11), 3007-3013

Sushanth, Gowda, Holla, Prajwal, Prabhanjan, Sumana (2020), Android Application on Agricultural Marketing, International Research Journal of Engineering and Technology, 7 (5), 109-111

Tyagi, S.; Naresh, R. K.; Chaudhary, Gargi (2021). Aribusiness and Rural Marketing, Jaya Publishing House, ISBN 978-93-91063-63-4