Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem.
Métodos de Ensino
Os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.
A unidade curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing à realidade agrícola. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
Na Unidade Curricular, Marketing para o Sector Agrícola, pretende-se lecionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.
Como objetivo final, esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações agrícolas.
A unidade curricular deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adotar uma atitude ativa voltada para o cliente e para o mercado.
Programa
PARTE I – O marketing e a criação de valor
– Conceitos fundamentais do marketing
– Evolução do papel do marketing
– O papel fundamental do marketing no setor agrícola
PARTE II – Estudo do Mercado Agrícola
– A análise do mercado agrícola e dos seus intervenientes
– Teorias e modelos de comportamento do consumidor
PARTE III – Segmentação, Targeting e Posicionamento no Sector Agrícola
– A Segmentação de mercado
– A escolha do mercado-alvo
– O posicionamento de mercado
PARTE IV – Políticas de Marketing no Sector Agrícola
– Produto
– Preço
– Distribuição
– Comunicação
PARTE V – Novas Tendências do Marketing no Sector Agrícola
– O marketing relacional
– Outras tendências de marketing
PARTE VI – O Plano de Marketing no Sector Agrícola
– Elaboração do Plano
– Avaliação e Controlo do Plano
– Plano de Contingência
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotler, Philip; Armstrong, Gary (2021), Principles of Marketing, 18th Global Edition, Pearson Education Limited. ISBN 13: 978-1-292-34113-2
Crawford, I. M. (1997), Agricultural and Food Marketing Management, Food and Agriculture Organization of the United Nations, ISBN 92-5-103904-6
Karthick S,R. Saminathan,R. Gopinath (2020), Agricultural Marketing – An Overview, International Journal of Management, 11(11), 3007-3013
Sushanth, Gowda, Holla, Prajwal, Prabhanjan, Sumana (2020), Android Application on Agricultural Marketing, International Research Journal of Engineering and Technology, 7 (5), 109-111
Tyagi, S.; Naresh, R. K.; Chaudhary, Gargi (2021). Aribusiness and Rural Marketing, Jaya Publishing House, ISBN 978-93-91063-63-4