Marketing Research

Conhecimentos de Base Recomendados

Conceitos estruturantes de marketing, segmentação, posicionamento e marketing-mix.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas, semininários/webinars e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Permitir que os estudantes compreendam o modo como a pesquisa de mercado é determinante na tomada da decisão de negócios e daí como pode transformar os resultados da investigação em insights de negócios acionáveis. 

Programa

1. Introdução e fases iniciais da pesquisa de Marketing

– Definição de Pesquisa de Marketing 

– Desenvolvimento da pesquisa de marketing como profissão

– O uso da pesquisa de marketing   

2. Objetivos e o desenho da Pesquisa

– Definição do problema e o desenvolvimento da abordagem de pesquisa

3. Recolha e análise de dados secundários

– Fontes internas e externas

4. Métodos de pesquisa

– Pesquisa quantitativa vs. Qualitativa 

– Metodologias de pesquisa

5. As abordagens e o propósito da pesquisa

6. Análise de dados e a apresentação  do relatório

7. A pesquisa de marketing internacional

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Birks, D. et al (2021), Marketing Research: Applied insight 6e. Pearson education.

Burns, A. C. et al. (2017), Marketing Research: an applied orientation. 7h editionPearsoneducation

Malhotra, N et al (2013), Essentials of Marketing Research. Pearson education.