Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de marketing.
Métodos de Ensino
A presença nas aulas é vivamente aconselhada.
As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão.
Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer para os materiais de sala de aula; estudo de casos de instituições de cariz social e conceitos inovadores no marketing social.
Os alunos são estimulados a desenvolver trabalhos em equipas e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.
O trabalho de equipa consiste num projeto desenvolvido junto de uma organização (as organizações são propostas em sala de aula, e cada equipa escolhe a organização e o trabalho/projeto a desenvolver), sendo orientado em diferentes fases:
- Escolha em sala da aula da equipa, organização e projeto
- 1º visita à organização escolhida
- Calendarização das tarefas a desempenhar por equipa em sala de aula
- Desenvolvimento do trabalho de campo (ao longo do semestre e fora da sala de aula)
- Desenvolvimento e entrega de um relatório
- Exposição e apresentação em sala do trabalho desenvolvido
O Projeto que vai consistir num estudo de caso de instituições particulares de interesse público.
O trabalho de equipa incorpora:
Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto
Aprendizagem situada e serviço à comunidade
Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa
A docente propõe e apresenta em sala de aula:
- As possíveis instituições particulares de interesse público
- Os diferentes módulos para cada projeto (são exemplo: escolha e implementação da rede de voluntariado; planeamento e desenvolvimento das relações com empresas doadoras; campanha de angariação de fundos)
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina é baseada no uso de princípios de marketing para desenvolver estratégias e programas de marketing social e para trazer a mudança comportamental pretendida para um bem social.
Os programas de marketing social são desenvolvidos com o propósito de melhorar os problemas sociais. Assim, uma campanha de marketing social pode ser usada, por exemplo, para tentar reduzir a violência contra as minorias étnicas, aumentar o comportamento de comportamentos saudáveis, ou para aumentar o número de pessoas doadoras de sangue.
As campanhas de marketing social são cada vez mais importantes nas sociedades atuais, num mundo globalizado e no qual as ferramentas dos media e da web tornaram possível um desenvolvimento e impacto sem precedentes. De facto, são várias as partes interessadas em desenvolver campanhas com estes objetivos de Intervenção e mudanças nas sociedades. E, portanto, quer organizações formais e informais oriundas da sociedade civil, autoridades do estado ou mesmo empresas, desenvolvem e apresentam campanhas de marketing social.
Uma campanha de marketing social implica vários detalhes, e o aluno é convidado a desenvolver e a gerir um programa de marketing social, sendo criativo e eficaz, almejando a mudança pretendida no comportamento das pessoas e na promoção do bem-estar da sociedade.
Também é objetivo despertar o interesse para a temática da necessidade permanente de financiamento inovador nas organizações sem fins lucrativos. E ainda se pretende apresentar a realidade atual pautado pelos conceitos da sustentabilidade e do impacto social.
Programa
Parte I – A realidade do marketing social
O contexto e a pertinência do Marketing Social
O Marketing Social no contexto da disciplina do marketing
O Marketing Social enquanto troca
As campanhas de marketing social
Parte II – A gestão do marketing social
Como desenhar o produto social
Os diferentes atores dos programas de marketing social
As diferentes fases na gestão do marketing social
Parte III – A gestão das Organizações da Economia Social
O voluntariado e
A angariação de fundos
Parte IV – Outras áreas na constelação do marketing social
A sustentabilidade
Outras problemáticas globais
A responsabilidade social das empresas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Leguia, A et al., Marketing solidario: el marketing en las organizaciones no lucrativas, Madrid: Ediciones Piramide, 2012.
Bibliografia complementar
- Andreasen, A., Marketing social change: Changing behavior to promote health, social development, and the environment. San Francisco, CA: Jossey –Bass, 1995.
- Andreasen, A., Kotler, P., Strategic marketing for nonprofit organizations, 5th ed. – New Jersey: Prentice Hall, 1996.
- Calvo, Carlos Luna. Fundamentos de marketing religioso-: 11 lecciones para evangelizar y vendernos mejor sin perder la esperanza ni la misión. Madrid : Reinspira Ediciones. 2021.
- Gates, Bill. How to avoid a climate disaster: the solutions we have and the breakthroughs we need. New York:Vintage Books. 2022.
- Goldberg, M., Fishbein, M., Middlestat, S. (Eds.). Social marketing: Theoretical and practical perspectives. Washington, D.C. The Academy for Educational Development. 1997.
- Hollensen, Svend. Marketing Management – A Relationship Approach. Benalux: Pearson. 2019.
- Kotler, P., Roberto, W., Social marketing: Strategies for changing public behavior. New York, NY: The Free Press, 1989.
- Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V.. Principles of Marketing, 4th European edition. Londres, Prentice-Hall Europe, 2005.
- Kotler, P.; Lee, N. Corporate Social Responsibility. Wiley. USA. 2005
- Kotler, P., Levy, S. Broadening the Concept of Marketing. Journal of Marketing, 33, pp. 10-15. 1969.
- Kotler, P., Lee, N., Social Marketing: Influencing Behaviors for Good Sage Publications, 2011.
- Kotler, P.; Zaltman, G: Social Marketing: An Approach to Planned Social Change, Journal of Marketing, 35 (July): 3-12. 1971.
- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, Massa, Lorenzo. Sustainable business model design. Berlin: the authors, corp. 2022.
- Xu, L. et al. Leveraging Creativity in Charity Marketing, Journal of Marketing, 1-16, 2021.
Material divulgado pela docente.
- ACCEPTANCE, REFUSAL & RETURN A PRACTICAL GUIDE TO DEALING WITH DONATIONS, Institute of Fundraising, May 2018.
- Gates, Bill. How to avoid a climate disaster: the solutions we have and the breakthroughs we need. New York: Vintage Books. 2022.
- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, Massa , Lorenzo. Sustainable business model design. Berlin: the authors, corp. 2022.
- Calvo, Carlos Luna. Fundamentos de marketing religioso-: 11 lecciones para evangelizar y vendernos mejor sin perder la esperanza ni la misión. Madrid : Reinspira Ediciones. 2021.
- POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL EM PORTUGAL. RELATÓRIO 2022, Obervatório Nacional luta contra a pobreza, Outubro 16, 2022, https://www.eapn.pt/wp-content/uploads/2022/10/Pobreza-e-Exclusao-Social-em-Portugal-2022-REAPN05.pdf