Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação; 2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Estudo de Casos.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica, compreendendo: a) Provas escritas individuais e b) Trabalho de grupo;
2. Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a: a) Compreender os desafios atuais enfrentados pelos territórios;
b) Entender as variáveis explicativas do comportamento de compra aplicado ao marketing territorial;
c) Conhecer e utilizar técnicas de diagnóstico e de planeamento estratégico em marketing territorial;d) Definir estratégias de aperfeiçoamento do território;
e) Construir a imagem e divulgar o território;
f) Definir estratégias de atração de turistas, de empresas, de residentes e de investimento externo, bem como de apoio à exportação.
Programa
1. Desafios do marketing territorial
2. Comportamento de compra aplicado ao marketing territorial
3. Diagnóstico e planeamento estratégico em marketing territorial
4. Estratégias de aperfeiçoamento do território
5. Construção da imagem do território
6. Divulgação do território
7. Atracão de turistas
8. Atracão de empresas
9. Apoio à exportação e atracão de investimento externo10. Atracão de residentes
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Azevedo, A., Magalhães, D., Pereira J. (2010). City Marketing Myplace in XXII: gestão estratégica e Marketing de cidades.
Porto: Vida Económica.
Figueira, A. P. (2011). Marketing Territorial: Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores
Kotler, P., Bowen, J. & Makens, J. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism, 7th Edition. Harlow: Pearson.
Kotler, P., Gertner, D., & Rein, I. (2007). Marketing Places: Attracting Investment, Industry, And Tourism To Cities, States, And Nations. New York: Free Press
Moilanen, T. & Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations: A Planning Book for Place Branding.
Hampshire and New York: Palgrave Macmillan
Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (Eds) (2002). Destination Branding. Creating the unique destination proposition. Oxford:
Butterworth-Heinemann
Rainisto, S. (2009). Place Marketing and Branding: Success Factors and Best Practices. Saarbrücken: Lambert Academic
Publishing