Marketing Territorial

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Não disponível.

 

Resultados de Aprendizagem

Os/as estudantes deverão ser capazes de:

a) Compreender os desafios actuais enfrentados pelos territórios;

b) Entender as variáveis explicativas do comportamento de compra aplicado ao marketing territorial;

c) Conhecer e utilizar técnicas de diagnóstico e de planeamento estratégico em marketing territorial;

d) Definir estratégias de aperfeiçoamento do território;

e) Construir a imagem e divulgar o território;

f) Definir estratégias de atracção de turistas, de empresas, de residentes e de investimento externo, bem comode apoio à exportação.

g) Divulgar e promover estratégias de desenvolvimento, potencialidades dos territórios, eventos e atividades económicas.

Programa

1.            Desafios do marketing territorial

2.            Comportamento de compra aplicado ao marketing territorial

3.            Diagnóstico e planeamento estratégico em marketing territorial

4.            Estratégias de aperfeiçoamento do território

5.            Construção da imagem do território

6.            Divulgação do território

7.            Atração de turistas, empresas, residentes, Apoio à exportação e atração de investimento externo

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. 12.ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice-Hall

Kotler, P., Gertner, D., & Rein, I. (2007). Marketing Places: Attracting Investment, Industry, And Tourism To Cities, States, And Nations. New York: Free Press

Figueira, A. P. (2011). Marketing Territorial: Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores

Rainisto, S. (2009). Place Marketing and Branding: Success Factors and Best Practices. Saarbrücken: Lambert Academic Publishing

Meyronin, B. (2015). Marketing Territorial. Enjeux.

Moilanen, T. & Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations: A Planning Book for Place Branding. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan

Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (Eds) (2002). Destination Branding. Creating the unique destination proposition. Oxford: Butterworth-Heineman