Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
No âmbito desta disciplina está prevista a lecionação de aulas teóricas e teóricas-práticas, a partir das quais seja possível expor os conteúdos de forma dinâmica e interativa, facilitando um contexto de participação por parte dos alunos no confronto dos diversos conceitos na área do marketing. A análise de estudos de caso em aula visam igualmente o reforço da componente teórica e prática da unidade curricular, permitindo uma melhor compreensão dos conteúdos e o estimular da perspetiva crítica e de análise por parte dos alunos.
No que concerne à avaliação, dois modelos são propostos. No regime de avaliação contínua/ periódica, está prevista a realização de um teste individual (60%) e a realização de um projeto/ trabalho de grupo (30%). A participação por parte dos alunos, envolvendo a realização de trabalhos em aula, será também considerada (10%). Por sua vez, na modalidade de avaliação por Exame, a avaliação contemplará a realização de uma prova escrita individual (100%).
Resultados de Aprendizagem
– Identificar os objetivos do planeamento de marketing e contextualizar as principais etapas em termos de metodologia;
– Reconhecer as várias políticas de promoção turística encetadas tanto por entidades privadas como por organismos públicos centrais, regionais e locais de turismo nacionais com competências nesta matéria;
– Dotar os alunos de uma formação específica que lhes permita adquirir competências necessárias na área do Marketing Turístico;
– Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-motivação, auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;
– Preparar os alunos para situações práticas futuras na elaboração de estudos e projetos na área do Marketing Turístico.
Programa
1. Conceito de Marketing
1.1 Definições
2. O Marketing Turístico
2.1 Definições
2.2 Particularidades do Marketing Turístico
2.3 A Planificação do Marketing Turístico
3. O Mercado
3.1 Introdução
3.2 Tipos de Mercado
3.3 Pesquisa
3.4 Segmentação, Targeting e Posicionamento
4. Marketing Digital: a sua relevância no Turismo
4.1 As novas tecnologias no contexto do marketing
4.2 A comunicação através do marketing digital
5. As variáveis do marketing mix
5.1 O Produto
5.1.1 Definições
5.1.2 Caraterísticas dos Produtos Turísticos
5.1.3 Ciclo de Vida do Produto
5.1.4 Ação sobre o Produto
5.2 O Preço
5.2.1 Introdução
5.2.2 Estrutura de Custo
5.2.3 Diferenciação dos Preços em Turismo
5.3 A Distribuição
5.3.1 Introdução
5.3.2 Canais de Distribuição
5.4 A Comunicação
5.4.1 Introdução
5.4.2 O mix de comunicação de mercado
5.4.3 Fases no desenvolvimento da comunicação de mercado
6. Especificidades do Marketing de Destinos Turísticos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 60.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
KASTENHOLZ, E. (2006). O Marketing de Destinos Turísticos – O seu significado e potencial, ilustrado para um Destino Rural. Revista Turismo & Desenvolvimento, 6, 31-44.
KOTLER, P., BOWEN, J., MAKENS, J., & BALOGLU, S. (2017). Marketing for Hospitality and tourism (7 ed.). Pearson.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., & SETIAWAN, I. (2017). Marketing 4.0 – Mudança do Tradicional para o Digital. Lisboa: Atual.
KOTLER, P., KELLER, K., BRADY, M., GOODMAN, M., & HANSEN, T. (2009). Marketing Management. England: Pearson Education Limited.
MIDDLETON, V., FYALL, A., MORGAN, M., & RANCHHOD, A. (2009). Marketing in Travel and Tourism (4 ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.
SARMENTO, E., ABRANJA, N., & CARVALHO, R. (2022). Plano de Marketing e Marketing Digital na Hotelaria e no Turismo. Lidel.