Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas serão de carácter teórico-prático, procurarão despertar e fomentar a participação e a reflexão dos alunos no desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos pedagógicos, didáticos e curriculares. Recorrerá, sempre que oportuno a situações de ensino e de aprendizagem da matemática, muitas vezes vindas da pesquisa em educação matemática.
Os métodos serão diversificados e envolverão entre outros: exposição; discussão e análise crítica; propostas de tarefas, trabalho colaborativo.
A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:
a) Avaliação contínua: um teste, cotado de 0 a 8 valores (40%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores (30%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).
b) Avaliação por exame.
Resultados de Aprendizagem
– Conhecer, analisar e aprofundar o conteúdo da primeira matemática e as suas diferentes componentes;
– Desenvolver processos de raciocínio usados em matemática: “unitizing”, decompor e compor, procurar padrões e organizar a informação;
– Conhecer ideias matemáticas poderosas a serem fomentadas na primeira infância tais como: matematização, conexões, argumentação; sentido do número, cálculo mental e análise de dados.
Programa
– Número e sentido de número; contagem oral, contagem de objetos, comparação, ordenação, estimação e reconhecimento do numeral;
– Operações aritméticas;
– Geometria: pensamento visual-espacial, forma, composição e decomposição de formas;
– Medida: comprimento, massa, área, volume, ângulo;
– Padrões;
– Organização e análise de dado;
– Processos matemáticos: raciocinar e resolver problemas; classificação e seriação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Reflexão individual - 5.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - Frequência - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
-Castro, J., & Rodrigues, M. (2008). Sentido do número e organização de dados, textos de apoio para Educadores de Infância. DGIDC.
-Clements, D., & Sarama, J. (2009). Learning and teaching early Math, the learning trajectories approach. Routledge.
-Ertle, B., Ginsburg, H., Cordero, M., Curran, T., Manlapig, L., & Morgenlander, M. (2008). The essence of early childwood mathematics education and the professional development needed to support it. In … (eds) Mathematical difficulties: psyghology and intervention (pp. 59-83). Elsevier Inc.
-Heuvel-Panhuizen, M., & Buys K. (Eds.) (2005). Young children learn measurement and geometry. Sense Publishers.
– Manfield, H., Pateman, N., & Bednarz, N. (1996). Mathematics for tomorrow´s young children. Kluwer Academic Library.
– Mendes, M.F., & Delgado, C. (2008). Geometria, textos de apoio para Educadores de Infância. DGIDC.
– Muñoz-Catalán, M. C., & Yáñez, J. C. (Eds.) (2018). Didáctica de las Matemáticas para maestros de Educación Infantil. Ediciones Paraninfo.
– Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação. DGE.