Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias vebais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal da unidade curricular é dotar o aluno com ferramentas necessárias para a abordagem de um grande número de problemas, no que diz respeito à sua formulação, interpretação e reolução. Em particular, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
1. identificar vários tipos de matrizes; operar com matrizes; resolver sistemas de equações lineares recorrendo a algoritmos matriciais;
2. calcular determinantes e usar métodos adequados para resolve sistemas de equações lineares;
3. aplicar os principais métodos numéricos para interpolar funções, para resolver equações e sistemas de equações lineares, e para efectuar derivação e integração numérica;
4. caracterizar funções de variável vectorial no que diz respeito a domínio, limites , continuidade e diferenciabilidade;
e aplicar estas ferramentas para responder a problemas concretos.
Programa
I – Matrizes e Sistemas de Equações Lineares
II – Determinantes e Sistemas de Equações Lineares
III – Introdução aos Métodos Numéricos
IV – Funções de Variável Vectorial
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Anton, H., Rorres, A., Elementary Linear Algebra with Application,Wiley.
Chapra, S. C., Canale, R.P., Métodos Numéricos para Engenharia, McGraw-Hill.
James, G., Modern Engineering Mathematics, 4th Ed , Trans-Atlantic Pubns.
Kreyszig, E., Advanced Engineering Mathematics, John Wiley & Sons.
Lima, E. L., Análise no Espaço lRn, Matemática Universitária, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.
Pina, H., Métodos Numéricos, McGraw-Hill, Lisboa.
Stewart, J., Cálculo, Vol. 2, Pioneira Thomson Learning, São Paulo.
Strang, G., Linear Algebra and its Applications, Thomson Brooks/Cole.