Matemática II

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1. Metodologias vebais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;

2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos.

 

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular é dotar o aluno com ferramentas necessárias para a abordagem de um grande número de problemas, no que diz respeito à sua formulação, interpretação e reolução. Em particular, pretende-se que os alunos sejam capazes de:

1. identificar vários tipos de matrizes; operar com matrizes; resolver sistemas de equações lineares recorrendo a algoritmos matriciais;

2. calcular determinantes e usar métodos adequados para resolve sistemas de equações lineares;

3. aplicar os principais métodos numéricos para interpolar funções, para resolver equações e sistemas de equações lineares, e para efectuar derivação e integração numérica;

4. caracterizar funções de variável vectorial no que diz respeito a domínio, limites , continuidade e diferenciabilidade;

e aplicar estas ferramentas para responder a problemas concretos.

Programa

I – Matrizes e Sistemas de Equações Lineares

II – Determinantes e Sistemas de Equações Lineares

III – Introdução aos Métodos Numéricos

IV – Funções de Variável Vectorial

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anton, H., Rorres, A., Elementary Linear Algebra with Application,Wiley.

Chapra, S. C., Canale, R.P., Métodos Numéricos para Engenharia, McGraw-Hill.

James, G., Modern Engineering Mathematics, 4th Ed , Trans-Atlantic Pubns.

Kreyszig, E., Advanced Engineering Mathematics, John Wiley & Sons.

Lima, E. L., Análise no Espaço lRn, Matemática Universitária, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Pina, H., Métodos Numéricos, McGraw-Hill, Lisboa.

Stewart, J., Cálculo, Vol. 2, Pioneira Thomson Learning, São Paulo.

Strang, G., Linear Algebra and its Applications, Thomson Brooks/Cole.