Materiais de Construção

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de matemática e de física.

Métodos de Ensino

O método de ensino é essencialmente expositivo nas aulas teóricas e descritivo/colaborativo nas aulas práticas. O aluno é incentivado a efetuar pesquisas sobre as diversas matérias e a discutir as mesmas com os outros alunos e o professor. O aluno é convidado a resolver exercícios práticos, primeiro com apoio do professor e à posteriori autonomamente.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências sobre os diversos materiais correntes de construção, transmitindo conhecimentos gerais relativos à sua estrutura, produção, comportamento e aplicações.

Conhecer os materiais de construção de utilização mais frequente como as pedras naturais, os materiais cerâmicos, os vidros, os metais, as madeiras e seus derivados, os ligantes, as argamassas e os betões.

Perceber o modo de obtenção e o processo de fabrico dos diferentes tipos de materiais de construção.

Compreender as características principais dos diversos materiais, identificando as vantagens e desvantagens de cada um de acordo com a aplicação prevista, especificando as condições de aplicação.

Aprender a determinar laboratorialmente algumas propriedades fundamentais dos materiais.

Programa

– Conceitos fundamentais: Grandezas físicas e unidades; Características mássicas e volumétricas dos materiais; Características mecânicas dos materiais. Características térmicas dos materiais; Características acústicas dos materiais.

– Pedras naturais: Caracterização petrográfica das principais pedras utilizadas na construção; Exemplos de pedras naturais portuguesas; Aplicações correntes.

– Materiais cerâmicos: Classificação dos materiais cerâmicos; Matérias‐primas; Processos de fabrico; Tipos de produtos, características e aplicações.

– Vidros: Tipos de vidros; Técnicas de fabrico, características fundamentais e aplicações.

– Metais: Metais ferrosos e não ferrosos; Armaduras de aço, produção, características e aplicação; Alumínio para caixilharias; Bronzes; Zinco; Ligas de cobre.

– Madeiras: Tipos de árvores; Estrutura, qualidades e defeitos da madeira; Características físicas e mecânicas; Aplicações; Derivados da madeira: principais produtos, características e aplicações. 

– Agregados, ligantes, adições e adjuvantes: Agregados para argamassas e betões: classificação, obtenção, caracterização; Ligantes para argamassas e betões: tipos de ligantes, características fundamentais, aplicações; Adições: tipos de adições, características, aplicações; Adjuvantes: tipos de adjuvantes, efeitos previstos, aplicações.

– Argamassas: Constituintes; Composição e produção; Propriedades físicas e mecânicas.

– Betões: Constituintes; Estudo da composição; Produção; Classificação; Propriedades físicas e mecânicas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

SMITH, ANDRES, “Materials of construction”, McGraw-Hill International Editions.

PATTON, “Materiais de construção”, EPU Lda., São Paulo.

BAUER, L. A. Falcão, “Materiais de Construção”, Volume I e II, Livros Técnicos e Científicos Ed., Rio de Janeiro, 2000.

LOURENÇO, Jorge, “Determinações de massas volúmicas de inertes e ligantes e de absorções e humidades de inertes”, ISEC / SIKA, 1992.

Manuais do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro: Telhas cerâmicas; Alvenaria de tijolo; Revestimentos cerâmicos.

Manual do vidro Saint-Gobain.

D’ARGA E LIMA, “ARMADURAS – Caracterização, Fabrico, Colocação e Pormenorização”, LNEC, 1997.

CACHIM, Paulo B., “Construções em madeira”, PUBLINDÚSTRIA, 2007.

LOURENÇO, Jorge; JÚLIO, Eduardo; MARANHA, Paulo, “Betões de agregados leves de argila expandida”, Lisboa, APEB, 2004.

Apresentações das aulas teóricas e práticas. Material fornecido pelos docentes durante as aulas.