Melhoramento e Conservação dos Recursos Florestais

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta: No estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir ações? na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos.

Como resultado da aprendizagem, o aluno: Conhece as vantagens e limitações do melhoramento florestal. Conhece os métodos de propagação das plantas, a sua relação com as espécies e utilização no melhoramento. Conhece a relevância do bioma ao nível do solo, em particular das micorrizas na conservação dos recursos e no melhoramento. Reconhece que a resposta à seleção é função do controlo genético, dos métodos de seleção e do meio ambiente. Conhece métodos e técnicas utilizados no melhoramento florestal. Conhece as bases moleculares da hereditariedade e as vantagens vs restrições dos marcadores moleculares. Reconhece a importância da gestão e conservação dos recursos genéticos florestais.

O melhoramento e a particularidade da floresta vs a agricultura Os métodos de propagação das planta (seminal vs vegetativa), o tipo de planta (torrão vs raiz nua) e a sua relação com a espécie, a silvicultura e o melhoramento O bioma ao nível do solo, as micorrizas e a sua relevância na nutrição, sanidade, tolerância a condições de stresse e na conservação dos recursos Genética Quantitativa: as características quantitativas e a sua utilização no melhoramento. Os métodos de seleção, a heritabilidade e o ganho genético. O efeito do ambiente e a interação entre o genótipo e ambiente Fatores que influenciam a evolução e a variabilidade genética das populações: a seleção natural, deriva genética, as mutações e fluxo génico A estratégia no melhoramento: os ciclos de melhoramento; os sistemas de cruzamento; os testes de descendência e testes precoces Estudo da diversidade genética, os marcadores moleculares Estudo da variabilidade em espécies florestais. Conservação dos recursos genéticos

Avaliação contínua
  • - Realização de minitestes teórico/práticos - 80.0%
  • - Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos - 20.0%

Collard, B.? Jahufer, M.? Brouwer, J.? Pang, E. 2005 An introduction to markers, quantitative trait loci (QTL), mapping and markerassisted selection for crop improvement: The basic concepts. Euphytica 142, 169196.Commission of Forest Genetic Resources. 2001. Forest Genetic Resources Management and Conservation. France as a case study. INRA, Paris, E. Teissier Cros (ed.)Eriksson, G.? Ekberg, I? Clapham, D. 2006 An introduction to forest genetics. SLU. http://vaxt.vbsg.slu.se/forgen/, Uppsala.