Melhoramento e Reforço de Solos e Fundações

Fundações e Suporte de Terras.

Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo para explicação dos assuntos teóricos e haverá resolução individual e em grupo de exercícios simples.
Os alunos devem realizar um trabalho de pesquisa com realização de relatório e apresentação oral, o qual poderá ser realizado em grupo. Nas aulas Tutoriais a metodologia é por competências. Há acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e orientação dos trabalhos de pesquisa. Realizar-se-ão visitas de estudo sempre que possível. Nas aulas de cariz mais laboratorial os alunos observam casos de estudo e eventualmente assistem a demonstrações de ensaios usados para caraterização das situações em apreço, e realizam, apresentam e defendem publicamente os trabalhos de pesquisa.

Objetivos: Tecnologia de melhoramento de solos e fundações.

Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Auto-aprendizagem; Trabalho em equipa; Comunicação escrita e oral.

Competências específicas: Analisar e compreender os processos de melhoramento e de reforço de solos e fundações. Reconhecer, diagnosticar e prevenir ou reparar patologias geotécnicas naturais ou em construções, ao nível de terrenos e fundações.

1. Reforço e melhoramento de terrenos

Técnicas de melhoramento. Densificação, compacação e consolidação. Colunas de areia ou de brita. Injeções. Explosões controladas e outras técnicas. Técnicas de reforço. Inclusões biotécnicas. Fibras. Geossintéticos. Ancoragens. Colunas de cal, cimento e betão vibrado.

2. Estruturas de terra reforçada

Terra armada. Solo Pregado. Muros e taludes reforçados com geossintéticos.

3. Geossintéticos

Tipos de geossintéticos. Funções e características. Propriedades básicas. Ensaios e normas.

4. Elementos construtivos

Ancoragens e pregagens. Aplicações. Normas e recomendações. Tecnologia da construção. Comportamento mecânico. Ensaios de receção. Microestacas. Materiais. Tecnologia da construção. Ligação à estrutura.

5. Patologias e reabilitação das fundações

Fundações superficiais e profundas. Principais causas de sinistros e sua classificação. Comportamento estrutural do solo e das fundações a reabilitar. Diagnóstico das patologias. Tecnologias de reabilitação.

• MOREIRA, C. Compactação de Solos.
  • BRITO, J., GOMES, R. C., , SILVESTRE, J. D. (2021). Tecnologia de Contenções e Fundações. Lidel
  • Documentos fornecidos pelo docente.