Mercados e Política Agrícola

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos Básicos de Economia

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Atividades de pesquisa orientada pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão:

1- Conhecer as particularidades dos mercados de produtos agrícolas

2- Compreender os mecanismos de formação dos preços agrícolas

3 – Perceber o papel dos agentes que intervêm no setor em Portugal

4 – Conhecer os objetivos e principais instrumentos das políticas agrárias

5 – Compreender a evolução histórica da Política Agrícola Comum e os seus principais instrumentos

6 – Utilizar dados estatísticos e outras fontes documentais, nacionais e internacionais, para elaborar relatórios sobre  temas específicos ligados à agricultura

Programa

1.Mercados de produtos agrícolas

1.1. Características da procura e oferta de produtos agrícolas

1.2. Instabilidade dos preços agrícolas no curto prazo e no longo prazo

1.3. Imperfeições de mercado

1.4. Margens de comercialização e coordenação vertical         

1.5. Coordenação horizontal e papel das organizações de produtores

1.6. Agricultura de pequena escala e mercados locais

1.7. Certificação de produtos agro-alimentares

1.8. Evolução das preferências dos consumidores em relação aos bens alimentares

2. Políticas Agrárias

2.1. Objetivos e instrumentos.

2.2. A Política Agrícola Comum

2.3. As políticas agrícolas em diferentes zonas do mundo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 40.0%
  • - Trabalhos práticos - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Breidert, C., Hahsler, M., & Reutterer, T. (2006). A review of methods for measuring willingness-to-pay. Innovative Marketing, 2(4), 8–32.

Comissão Europeia (2012). Política Agrícola Comum: uma parceria entre a Europa e os agricultores. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia.

Cooper, T.; Hart, K., &  Baldock, D. (2009). The provision of public goods through agriculture in the European Union. Report Prepared for DG Agriculture and Rural Development. London: Institute for European Environmental Policy.

FAO. (2017). The future of food and agriculture: Trends and challenges.Rome.

Norwood, F.B., & Lusk, J.L. (2008). Agricultural Marketing and Price Analysis. Prentice Hall.

Pinheiro, A., & Carvalho, M. (2003). Economia e política agrícolas. Edições Silabo.