Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Avaliação periódica: trabalho de grupo – 50.0% e teste – 50.0%
Avaliação por exame: 100% teste escrito
Resultados de Aprendizagem
Com esta UC pretende que o estudante seja capaz de:
-Reconhecer e compreender a importância da investigação científica para a construção do mundo social.
-Desenvolver uma atitude de curiosidade e as necessárias competências pela e para a prática de investigação na futura vida profissional.
-Criar e aperfeiçoar uma consciência crítica face aos resultados disponíveis da investigação e face aos seus próprios percursos e experiências de investigação.
Programa
1. Ciência e Investigação: Paradigmas de investigação e método científico
2. Abordagens metodológicas quantitativas, qualitativas e mistas – desenhos e processos de recolha e análise de dados
3. Planeamento de investigação
4. Deontologia da investigação em Ciências Socais
5. Critérios de qualidade e de avaliação da escrita e da comunicação científica.
6. Relatório de Investigação: etapas, construção e apresentação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Biber, S., & Leavy, P. (2011). The practice of qualitative research. Sage.
Cooper, H. (Ed.).(2012). APA handbook of research methods in psychology (3 Vols.). Washington, DC: American Psychological Association.
Howitt, D., & Cramer, D. (2016). Introduction to research methods in psychology (5th ed.). Pearson.
Patton, M. Q. (2015). Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice (4th ed). Los Angeles: Sage Publications.
Publication Manual of the American Psychological Association (2020). American Psychological Association