Metodologia de Investigação em Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas assumem caráter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos e exercícios práticos; 2) trabalhos práticos de análise de dados, com suporte em softwares específicos. Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou por avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos devem ser capazes de:

– desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objetiva e rigorosa;

– escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;

– conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis;

– escolher, caracterizar e selecionar os sujeitos a utilizar/ considerar as condições necessárias a uma possível validação populacional e ecológica dos resultados;

– conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu ajustamento ao caso de investigação;

– ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo.

Programa

1. Características e funções do conhecimento científico

2. As etapas do ciclo de investigação

3. Elementos e construtos básicos da investigação científica

4. Paradigmas de investigação em Educação

5. Recolha de dados

6. Análise e tratamento dos dados

7.O Artigo Científico

8. Ética na Investigação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70

Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press

Creswell, J. (2008). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson

Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage

Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Report Number

Pallant, J. (2010). SPSS survival manual. MacGraw Hill

Minayo, M., & Costa, A. (2019). Techniques that use speech, observation and empathy. Qualitative research in action. Ludomedia

Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Sage

Yin, R. (2014). Case study research – design and methods. Sage