Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
1.Invenção de um contexto para textos escolhidos
2.Simulação de um plano de realização do texto em espetáculo.
3.Realização de uma cena, tendo em conta os elementos apresentados em 1. e 2.
Avaliação Contínua
– Frequência obrigatória
– Rigor na fundamentação e agilidade na prática dos pontos 1, 2 e 3 das metodologias de Ensino/Aprendizagem – 50.0%
– Assiduidade e qualidade da presença e participação na discussão do trabalho dos outros – 30.0%
– Qualidade, rigor de fundamentação e correspondência com a prática das planificações apresentadas – 20.0%
Avaliação por Exame Final ou Recurso
– Prova Prática – 100%
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO À AVALIAÇÃO POR EXAME FINAL OU DE RECURSO:
– 45% de participação no número total de aulas
– classificação não inferior a 8 na avaliação por frequência
Resultados de Aprendizagem
1. Tomar consciência dos contextos mais vastos em que se insere toda a prática artística, nomeadamente a teatral: o papel social da arte e da prática artística, seus pressupostos e políticas; a sociedade e as formas como essas práticas acontecem ou poderiam/deveriam acontecer; saber observar e intuir as pessoas com quem se vai trabalhar.
2. Saber potenciar diferentes aspetos que intervêm na criação artística.
3. Estabelecer critérios para a escolha de repertórios
4. Adquirir competências técnicas que possibilitem práticas em diferentes contextos:
5. Organizar uma sessão de trabalho: atitudes, liderança, gestão de intersubjetividades.
6. Abordagem dos textos a partir da letra dos mesmos e da natureza, sensibilidade e contextos dos participantes.
7. Ser capaz de diversificar estratégias de trabalho
Programa
1. A letra do texto dramático e a sua transposição cénica para o contexto de implementação;
2. Os contextos da prática teatral a desenvolver nomeadamente, social, psicológico e cultural e suas consequências na definição de metodologias de trabalho.
3. As condições materiais da prática teatral, nomeadamente ao nível de espaços, condições técnicas, económicas, etc, e estratégias da sua potenciação artística
4. A gestão de relações intersubjectivas e de liderança nos processos de trabalho.
5. Elaboração de projetos teatrais em contexto comunitário: linhas orientadoras.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente Prática - 100.0%
- - Rigor na fundamentação e agilidade na prática dos pontos 1, 2 e 3 das metodologias de Ensino/Aprendizagem - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
- - Qualidade, rigor de fundamentação e correspondência com a prática das planificações apresentadas - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ADLER, Stella (2015). Técnica da representação teatral. RJ: Civilização Brasileira.
BENJAMIN, Walter (2012). Magia e técnica, arte e política. SP: Ed. Brasiliense.
BOAL, Augusto (2009). A estética do oprimido. RJ: FUNARTE/Garamond.
BROOK, Peter (2016). O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro.
COURTNEY, Richard (2010). Jogo, teatro & pensamento. SP: Perspectiva.
CRUZ, Hugo (2015). Arte e comunidade. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian.
DAW, Kurt (2004) Acting: Thought into action. NH: Heinemann Drama.
ESSLIN, Martin (1986). Uma anatomia do drama. RJ: Zahar Editores.
HODGE, Francis (1994). Play directing: Analysis, communication, and style. NJ: Prentice-Hall.
KOUDELA, Ingrid Dormien (1999). Texto e Jogo. SP: Perspectiva
LEWIS, Robert (1980). Advice to the players. NY: Harper & Row.
READ, Herbert (2013). A educação pela arte. Lisboa: Edições 70