Metodologias de Investigação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por uma componente individual teórica de prova escrita com a ponderação de 50% da nota final e uma componente de trabalho(s) prático preferencialmente em grupo, com a ponderação de 50% da nota final.

Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.

Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores.
Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a lógica e etapas do trabalho de investigação.
Conhecer os principais Métodos de Investigação – Experimental, pesquisa Quantitativa e Qualitativa – e sua adequação a diferentes situações de pesquisa em Educação e Lazer e Educação de Adultos e Desenvolvimento Local.
Saber selecionar os métodos e instrumentos de investigação em função do problema de investigação, dimensão da população-alvo, natureza da informação a recolher e dos fenómenos em análise.
Compreender as diferente técnicas de recolha e análise de informação e seu enquadramento nos métodos de investigação – experimentação; observação participante; observação não-participante – inquérito por questionário e entrevista; análise de conteúdo e análise estatística
Conhecer as principais técnicas de amostragem e as vantagens da probabilística.
Distinguir dados primários de dados secundários e avaliar criticamente os dados secundários suas fontes.
Saber elaborar um projeto de investigação.

Programa

1. Importância do conhecimento científico
2. Princípios e etapas da investigação, a articulação entre construção teórica e verificação empírica
3. Vantagens e limitações dos principais métodos de investigação, técnicas de recolha e de análise de informação associadas; sua aplicabilidade no contexto da investigação em Educação e Lazer e Educação de Adultos e Desenvolvimento Local
3.1 Método experimental: objetivos e aplicabilidade da experimentação na investigação em Educação
3.2 Pesquisa Quantitativa – inquérito por questionário e entrevista estruturada; amostragem e significância e análise estatística; vantagens e limitações dos diferentes modos de administração; fontes de erro não-amostral no inquérito
3.3 Pesquisa Qualitativa/Estudo de Caso – importância para a investigação em educação; observação-participante, entrevista não estruturada e análise documental em sentido amplo
4. Estudos longitudinais e transversais
5. Introdução à análise de conteúdo e à análise estatística de dados

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALMEIDA, J. F. e PINTO, J. M. (1990) A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. (2013) Investigação Qualitativa e Investigação em Educação. Porto: Porto Editora.
BRYMAN, A. (2012) Social research methods. Oxford: Oxford University Press.
BRYMAN, A. e CRAMER, D. (1992) Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Oeiras: Celta
CARMO, H. e FERREIRA, M. (1998) Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
ESTRELA, A. e FERREIRA, J. (orgs) (2001) Investigação em Educação. Lisboa: Educa
HILL, M. e HILL, A. (2009) Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo.
MORGADO, J. (2013). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De Facto Editores
QUIVY, R. & VAN CAMPENHOUDT, L. (2019) Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
YIN, R. K. (2010) Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman