Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá conhecer alguns modelos de desenhos de investigação na área da epidemiologia e saúde pública bem como dominar alguns métodos de análise estatística quer descritiva quer inferencial.
Métodos de Ensino
Vertentes Teórica e Teórico-prática:
- a) Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão por parte dos alunos.
- b) A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos basilares da investigação científica.
- c) Apresentação de casos práticos acompanhados por modelos teóricos interpretativos e realização de exercícios.
Resultados de Aprendizagem
– O aluno deverá adquirir conhecimentos:
- 1. Sobre os conceitos fundamentais relacionados com o processo de investigação. Neste âmbito o aluno deverá ter pleno conhecimento sobre as diferentes correntes/abordagens de investigação. A investigação científica, enquanto método particular de aquisição de conhecimentos, traz em si um conjunto de regras e procedimentos sistematizados que o aluno deverá dominar.
– O aluno deverá adquirir as seguintes aptidões:
- 1. Desenvolver investigação em função da realidade que deseja estudar bem como escolher um ou mais métodos de investigação bem como estratégias adequadas (métodos e técnicas).
- 2. Capacidade de desenvolver um espírito crítico e reflexivo sobre os pontos fortes e pontos fracos associados a cada método de investigação.
- 3. Dotar os alunos de capacidade para 1) organizarem um processo de investigação; 2) escolherem os métodos científicos adequados à investigação desejada e 3) analisar os desafios (problemas) do mundo real e desenvolverem formulações e soluções suportadas por métodos científicos.
– O aluno deverá adquirir as seguintes competências:
- 1. Competência para o desenvolvimento de um pensamento sistémico, metódico e racional para o desenvolvimento de um estudo/investigação na área da saúde e do ambiente.
- 2. Capacidade para poder comunicar de forma eficaz e rigorosa os resultados científicos resultantes da investigação
Programa
Parte I:
Introdução à Ciência e ao Conhecimento Científico. A Ciência – Perspetiva Introdutória: Leis, Fatores Empíricos, Métodos e Técnica; A Revolução Científica (Séculos XVI e XVII) e as diferentes abordagens à ciência (Período Pré e Pós-Renascentista); O Século XIV e XX – Evolução e mudanças de paradigma. A definição de “Conhecimento”, o Processo do Conhecimento; Tipos de Conhecimento (Sensível versus Intelectual). O “Pensamento” – Atividade Intelectual. O Objeto do Conhecimento – “A realidade”. Níveis de Conhecimento sobre a Realidade: Conhecimento Empírico, Conhecimento Filosófico, Conhecimento Teológico e Conhecimento Científico. O Trinómio do Conhecimento – Verdade, Evidência e Certeza.
A Investigação Científica – Perspetiva Introdutória. O Método Científico nas Ciências Naturais: Descrever, Explicar, Predizer. Conhecimento Científico enquanto processo racional, metódico e sistemático. A relação entre o Conhecimento Científico e o contributo para a definição de Parâmetros de uma Profissão. Elementos principais da Investigação Científica (Pensamento Filosófico; Operações de Pensamento, Teoria, Investigação, Prática, Conhecimentos e Ciência). O Pensamento Concreto versus Pensamento Abstrato. O Método e a Técnica – Abordagem Conceptual; O Método de Investigação Quantitativo e o Método de Investigação Qualitativo. (10 horas)
Parte II:
Formalização de uma intenção de investigação – O Projeto de Investigação: a) Fase Conceptual da Investigação (Formulação de um Problema de Investigação; Estado da Arte (tipo de fontes; tipos de informação; A pesquisa Eletrónica; Ferramentas de Pesquisa Eletrónica e Referenciação Bibliográfica; Objetivos de Investigação; Questões ou Hipóteses de Investigação; Conceptualização e Operacionalização de Conceitos-Chave. A “Observação”: Tipos de Observação (Sistemática, Assistemática, Não-Participante, Participante, Individual, em Equipa, Laboratorial). Os “Conceitos”; As “Variáveis” (tipos). b) Fase Metodológica (Desenhos de Investigação; População e Amostra (Estimação Amostral, Cálculo; Regra do Polegar e Estimação Amostral com Software); Tipos de Variáveis; Métodos e Tipos de Instrumentos de Colheita); c) Fase Empírica/Experimental (Recolha de Dados; Análise de Dados e a tomada de decisão quanto aos modelos estatísticos; d) Interpretação e Comunicação dos resultados. (25 horas)
Parte III:
Tipos Comunicação de informação resultantes de uma investigação:
a) Comunicação em Formato de Poster Científico
b) Comunicação em Formato de Artigo Científico aplicado a estudos de natureza quantitativa e qualitativa.
c) O Artigo Científico com a aplicação de uma “Revisão Sistemática”. (10 horas)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Primária
- Foddy, W. Como Perguntar, teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora, Oeiras; 1996.
- Fortin, M-F. O Processo de Investigação – da conceção à realização. Lusociência, Loures; 1996
- Gonzaga, R.A.F. Regras Básicas de Investigação Clínica. Instituto Piaget, coleção “Medicina e Saúde”, Lisboa, 1994.
- Quivy, R.; Campenhoudt, L. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva, Lisboa; 1998.
Bibliografia Secundária
1. Ramos, ST.; Naranjo, E.S. Metodologia da Investigação Científica. Editor: Escola Editora; Edição: Maio: 2014
2. Alves, M.P. Metodologia Científica. Editor: Escolar Editora; Edição: maio de 2012
3. Carvalho, J.E. Metodologia do Trabalho Científico – Saber Fazer da Investigação para Dissertações e Teses (2ª Edição). Editor: Escolar Editora; Edição: maio de 2009
4. Azevedo, C.A.; Azevedo, A.G. Metodologia Científica – Contributos Práticos para a Elaboração de Trabalhos Académicos (9ª Edição). Editora: UCP Editora; Edição: Novembro, 2008