Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Sem abdicar da componente de informação fornecida pelo professor, a metodologia a utilizar nesta disciplina define-se basicamente pela análise de casos práticos de investigação e pela resolução de exercícios de aplicação. A avaliação periódica far-se-á através da realização de 1. um teste de carácter sumativo e 2. da componente de presença participativa nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objetiva e rigorosa;
2. Escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;
3. Conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis;
4. Escolher, caracterizar e selecionar os sujeitos a utilizar;
5. Considerar as condições necessárias a uma possível validação populacional e ecológica dos resultados;
6. Conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu ajustamento ao caso de investigação;
7. Ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo.
Programa
1. Características e funções do conhecimento científico
2. As etapas do ciclo de investigação
3. Elementos e construtos básicos da investigação científica
4. Paradigmas de investigação em Comunicação Social
5. Recolha de dados
6. Análise e tratamento dos dados
7. O Artigo Científico
8. Ética na Investigação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BERGER, A. A. (2000) Media and communication research methods: an introd. to qualitative and quantitative approaches, London: Sage/ CALADO, Isabel (2020). Manual de Metodologia da Investigação Científica em Ciências Sociais./ GASKELL, George e MARTIN, W. Bauer (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som, Petrópolis: Vozes/ HAMMERSLEY, M. e ATKINSON, P. (2007) Ethnography: Principles in practice, London: Routladge; HILL, Andrew (2009). Investigação por questionário. Sílabo./ NEUMAN, W. L. (2007) Social Research: Qualitative and Quantitative Approaches, Boston: Pearson./ YIN, R. K. (2001) Estudos de Caso: Planejamento e Métodos, São Paulo: Bookman Companhia Ed