Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas. Trabalhos práticos realizados individualmente /em grupos.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo da Unidade Curricular consiste no fornecimento das ferramentas e bases necessárias para o planeamento e execução com sucesso dos trabalhos de natureza científico-pedagógica, tendo como pressupostos:
1.desenvolver competências de escrita em contexto científico/pedagógico;
2.enriquecer o léxico de terminologias específicas;
3.fomentar a capacidade crítica através da recolha cuidada, análise, seleção e tratamento da informação;
4.utilizar novas tecnologias ao serviço da educação e da investigação.
Programa
1. Estruturação de dissertações, trabalhos de projetos e relatórios de atividades.
2. A questão do plágio e suas implicações.
3. Citações: conceito, tipos e modos de referência à fonte.
4. Elaboração de resumos de trabalhos de natureza científica e palavras-chave.
5. Tratamento da informação obtida através de material impresso e online: elaboração de bibliografias.
6. A pertinência da utilização de plataformas digitais e redes sociais: exemplos concretos.
7. Princípios de ciência cidadã.
8. Participação em ciência cidadã.
9. Criação de ambientes colaborativos com a ciência cidadã.
10. Ensinando e aprendendo com as redes sociais.
11. A ciência cidadã na formulação e implementação de políticas.
12. Construção de competências em ciência cidadã.
13. Transformando os alunos em cidadãos cientistas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
APA (2019). Publication manual of the American psychological association. The official guide to APA style. (7th ed.). Kluwer Academic Publishers.
Ashby, M. (2005). How to write a paper. (6th ed.). Cambridge University Press.
Cerezo, J. A. L.; Garcia, M. I. G. (2013). Fronteras de la ciência. Hibridaciones. Editorial Biblioteca Nueva.
Guevara, M. A. H. (2018). La conspiración de la ignorancia. Una reflexión sobre el progreso y sus paradojas. Editorial Comares.
Irwin, A. (1997). Ciência cidadã. Um estudo das pessoas – Especialização e desenvolvimento sustentável. Instituto Piaget.
Katz, M. J. (2009). From research to manuscript. A guide to scientific writing. (2nd ed.). Springer.
Marçal, D. (2014). Pseudociência. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Oliveira, L.A. (2016). Dissertação e tese em ciência e tecnologia segundo Bolonha. Guia de boas práticas. (3ª ed.). Lidel.
Oliveira, L.A (2018). Escrita científica. Da folha em branco ao texto final. Guia de boas práticas para dissertações, teses e publicações de investigação. Lidel.
Tischler, M.A. (s/d). Scientific writing booklet. University of Arizona. http://www.biochem.arizona.edu/marc/Sci-Writing.pdf
Thompson, D. F. (2010). The democratic citizen. Social science and democratic theory in the 20th century. Cambridge University Press.